Afetar com afeto

Por Isaias Costa

afeto

Eu sempre gostei de trocadilhos e outro dia eu estava refletindo sobre duas palavras muito parecidas, mas que são utilizadas em contextos diferentes. As palavras AFETAR e AFETO. Afeto significa amor, cuidado, atenção, empatia. E afetar significa fazer algo, agir sobre, manejar, impactar. Eu fiquei refletindo sobre o porquê de essas palavras serem tão parecidas. Elas são parecidas porque têm a mesma origem, facere, do latim, que significa fazer. Interessante não é?

A palavra chave é FAZER. Tanto para afetar alguém quanto para ter afeto por alguém é necessário uma AÇÃO. Se você ficar apenas parado igual a uma múmia jamais irá afetar alguém, assim como jamais receberá afeto de alguém. Se você prestar bastante atenção vai perceber que se trata de uma via de mão dupla, deve haver o DAR e o RECEBER. Sabendo deste fato e filosofando a respeito consegui entender porque este nosso mundo carece tanto de afeto. Sabe por quê? Porque as pessoas estão se tornando cada vez mais EGOÍSTAS e AUTOSSUFICIENTES. Duas características que espantam o afeto para milhares de quilômetros de distância. Você quer receber afeto não quer? Antes de você receber esse afeto deve OFERECÊ-LO aos outros, então o próprio universo se encarregará de lhe devolver esse afeto. É uma lei meus amigos! Tudo aquilo que a gente dá, recebe de volta, eu estou falando da maior lei que existe no universo, que se chama, LEI DA ATRAÇÃO. Se você ainda não conhece essa lei assista URGENTEMENTE a esse vídeo aqui. Ele pode literalmente mudar toda a sua vida e suas perspectivas. Recomendo fortemente. Já o assisti duas vezes e costumo assistir trechos dele constantemente!

Quero desmistificar o que a maior parte das pessoas pensa a respeito do AFETAR. Elas pensam no lado negativo do afetar. Dizem assim: “Fulano de tal me afetou muito. Vai ser difícil superar isso…” ou “Não posso deixar que essa dificuldade me afete, senão eu vou ficar é doente...”. Você percebe a lógica desse discurso? Só se foca no lado negativo das coisas! Sabe de uma coisa interessante? Você pode afetar as pessoas com afeto. Como assim? Exatamente. AFETAR COM AFETO. É você ter carinho com os seus amigos, falar “eu te amo” para alguém especial, ter um ato de gentileza nas ruas da cidade, desejar “bom dia” aos transeuntes, trabalhar com afinco, dando o melhor de si, procurar ter um alto astral na maior parte do tempo, etc. Isso se chama afetar com afeto. Sabe de outra coisa maravilhosa por trás de tudo isso que acabei de expor? Quanto mais você afeta com afeto, mais receberá afeto de outras pessoas. Isso não é incrível? Você terá um brilho todo especial em se viver. É muito bom receber afeto, mas veja, é a lei da atração acontecendo. Você ofereceu afeto e agora está recebendo. Simples assim! Eu não sei por que as pessoas complicam tanto algo tão simples…

OLHAR-~1

Quero concluir falando sobre o OLHAR. O olhar fixo nos olhos das pessoas é um exercício extremamente difícil que tenho me proposto há muitos anos e ainda estou longe de aperfeiçoar. Quando olhamos fixamente nos olhos de alguém nos mostramos como somos, sem máscaras, por isso que se trata de um exercício tão difícil. Eu tenho procurado arrancar as minhas máscaras e fazer esse exercício está se tornando mais fácil. Quer tentar? Garanto que quando você começar a se aperfeiçoar nisso vai sempre querer olhar para as pessoas fixamente em seus olhos. É muito bom meus amigos! Como já dizia o ditado: “os olhos são a janela da alma”, é bem verdade isso. Os olhos também são a nossa maior fonte de afeto. Para terminar essa viagem filosófica, vou deixar uma belíssima música do mestre Arnaldo Antunes, a música, “o seu olhar”. Espero que goste…

* Para ouvir a leitura desse texto basta clicar [aqui]

Deixe um comentário

Arquivado em Uncategorized

Deixe um comentário