Ser poético

Por Isaias Costa

Você sabia que dentro de cada ser humano existe uma alma poética? Porém, muitos pensam que ser poético é escrever poesia. Não mesmo! Esse é um pensamento extremamente limitado. Ser poético vai muito mais além de escrever poesia, e a partir desta ideia, quero compartilhar um texto que achei simplesmente perfeito. Um texto do místico indiano Osho.

borboleta

“Um poeta vem a conhecer certas coisas que são reveladas somente em um relacionamento poético com a realidade. No que se refere à esperteza mundana, o poeta é um tolo. Ele nunca se desenvolverá no mundo da riqueza e do poder. Mas, em sua pobreza, ele conhece um tipo diferente de riqueza na vida que ninguém mais conhece.

O amor é possível a um poeta, Deus é possível a um poeta. Somente aquele que é inocente o bastante para desfrutar pequenas coisas da vida pode entender que Deus existe, porque Deus existe nas pequenas coisas da vida: ele existe no alimento que você ingere, na caminhada que você faz pela manhã, no amor que você tem por seu amado ou por sua amada, na amizade que você tem com alguém. Deus não existe nas igrejas; estas não são parte da poesia, mas da política.

Torne-se mais e mais poético. É necessário ter coragem para ser poético; você precisa ser corajoso o bastante para ser chamado de tolo pelo mundo, mas somente então poderá ser poético. E para ser poético, não quero dizer que você precisa escrever poesia. Escrever poesia é apenas uma parte pequena e não essencial de ser poético. Uma pessoa pode ser poeta e jamais escrever uma única linha de poesia, e uma outra pode escrever milhares de poemas e ainda não ser um poeta. Ser poeta é um estilo de vida. É amor pela vida, é reverência pela vida, é um relacionamento sincero com a vida”

Cada vez mais eu tenho procurado desenvolver a minha alma poética, porque sei que a poesia anda de mãos dadas com a felicidade. Observe grandes poetas, como Pablo Neruda, Mário Quintana, Olavo Bilac, Carlos Drummond de Andrade, Oswald de Andrade, Manuel Bandeira, João Cabral de Melo Neto, etc. Todos eles tinham um brilho todo especial em si viver, porque eles sabiam apreciar as pequenas coisas da vida. Várias vezes eu já falei disso aqui, mas é sempre bom repetir, são as pequenas coisas da vida que nos dão a verdadeira felicidade, que nos dão o sentimento de completude e de aconchego. Vou deixar um link que fala sobre isso.

As pequenas coisas da vida

O-VALOR-DAS-PEQUENAS-COISAS

O Osho fala no seu texto uma palavra incrível. RIQUEZA. Esta palavra possui milhares de interpretações. Para uns riqueza é estar com a família, para outros é estar isolado do mundo, para outros é ter uma bela casa com um carrão na garagem, para outros é ter um bom namorado ou namorada, para outros é ter simplesmente algo para comer ou ter um lugar para se refugiar, etc. Mas eu diria que a riqueza que ele vem falar no seu texto seria a RIQUEZA SUPREMA, que se chama SIMPLICIDADE. Os que abrem o coração para o valor da verdadeira simplicidade nunca mais vai querer outra coisa na vida. Quero ressaltar que simplicidade não tem nada a ver com ganhar muito ou pouco dinheiro, nada disso. Você pode sim ganhar rios de dinheiro e ser uma pessoa simples. Eu conheço várias pessoas assim, que inclusive são grandes amigas. A simplicidade é uma filosofia de vida, é algo que se aprende e põe em prática, é como diz na frase “você precisa ser corajoso o bastante para ser chamado de tolo pelo mundo, mas somente então poderá ser poético”. Eu faço questão de ser um tolo para o mundo, porque faço parte de um grupo seleto de pessoas que vive a vida com muito mais intensidade, que vive com um brilho que muitos sonham em ter e não tem. Vou concluir deixando dois textos que falam sobre isso…

A beleza da simplicidade

O quase tudo quase sempre é quase nada

* Para ouvir a leitura desse texto basta clicar [aqui]

2 Comentários

Arquivado em Uncategorized

2 Respostas para “Ser poético

  1. Cleusa da Costa Teixeira

    Sempre Brilhante Isaias!!!

  2. Leocádia da Silva Nunes

    Belíssimos textos. Já me cadastrei. Vou seguir. Obrigada.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s