Sem medo de dar um salto no escuro

Por Isaias Costa

salto-no-escuro

O medo está presente na vida de absolutamente todas as pessoas e logicamente eu também tenho muito medo de diversas coisas, e é sobre isso que quero refletir um pouco hoje.

Eu acabei de tomar uma decisão bem importante na minha vida, mas que pelo menos por enquanto, não entrarei em detalhes. A decisão que tomei foi totalmente um “salto no escuro” e digo sem medo que tomei essa decisão na fé e na certeza de que ela foi feita para o meu bem e o meu crescimento humano e profissional.

Eu nunca canso de repetir que a maior, e sempre será, a maior referência na minha vida é o mestre Jesus Cristo. O homem mais sábio que já habitou o planeta Terra. Li uma frase que resume um pouco o sentimento que tive ao tomar minha decisão.

“Quando o caminho que você escolheu seguir na vida não te levar até aonde pretendia chegar, não hesite em procurar outro.
Nunca é tarde para recomeçar.
Mais importante do que simplesmente viver é viver realizado, caminhando pelos caminhos que sempre sonhamos.
Faça como os pássaros: não tenham medo de voar para céus desconhecidos!”

Daniel Hertel

Estas palavras me remeteram imediatamente a Jesus quando disse: “Por isso vos digo: Não andeis cuidadosos quanto à vossa vida, pelo que haveis de comer ou pelo que haveis de beber; nem quanto ao vosso corpo, pelo que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o mantimento, e o corpo mais do que o vestuário?

Olhai para as aves do céu, que nem semeiam, nem segam, nem ajuntam em celeiros; e vosso Pai celestial as alimenta. Não tendes vós muito mais valor do que elas?”

******************

Os pássaros representam a perfeição e harmonia da natureza, esta que pode ser estendida também para nossa vida, mas insistimos em ficar dispersos, ansiosos, inquietos, estressados, angustiados, temerosos. Não precisamos de nada disso! Só precisamos de uma paz como as dos pássaros…

Eu estava seguindo um caminho que certamente não estava me levando onde gostaria de chegar e decidi seguir outro. Que, na fé, sei que me levará a crescer como eu quero. Eu estou recomeçando e procurando na serenidade seguir esse caminho por uma nova estrada, que será construída sobre a rocha chamada Jesus Cristo.

Lendo os artigos do escritor, jornalista e radialista Flávio Siqueira, algumas palavras me tocaram bastante, essas aqui:

“Abra os olhos, repense seu caminho, reconheça as possibilidades e não se desvie por seus próprios desejos.

Às vezes, é preciso andar no escuro, nem sempre o caminho será conhecido mas não viva jogado pelo vento; aprenda a perceber as coisas.

Para que a fé remova montanhas, antes precisa remover as vendas que nos impedem de olharmos para os lados e nos limitam a nossos próprios medos.

Acredite em você, se aquiete e sinta o mundo de possibilidades a sua volta.

Sendo assim, mesmo com tristezas, andará em paz, sabendo que fé não é encerrar sua existência em bens ou vontades, mas a certeza de que você não está aqui por acaso e, independente de como as coisas estão, caminha para dias melhores, mesmo que através de curvas, desvios, e tropeços.

Sei que é difícil, mas a gente chega lá.”

***********

Essas palavras mostram o medo que estava sentindo e nem percebia. Era como se os meus olhos estivessem vendados para a beleza da realidade à minha volta, e esse medo estava limitando as minhas possibilidades, não me fazendo enxergar com a profundidade que poderia enxergar.

É um caminho difícil. Sei que o caminho que trilharei daqui pra frente será desafiador. Certamente vou cair, mas a fé me ajudará a me reerguer sempre.

Quero concluir esta reflexão com um vídeo muito profundo também do Flávio Siqueira falando sobre “Como saber qual o caminho a seguir?”. Esse vídeo foi gravado por ele esses dias e me levou a pensar seriamente na minha decisão e efetivá-la sem medo, com a certeza de que ela me abrirá portas de sucesso.

Recomendo que você escute esse vídeo com toda a atenção e sem dispersões, para captar sua mensagem. Eu transcrevi a parte que mais me impactou e levou a refletir, caso queira escrever ou imprimir.

Desejo a você muita luz, amor, consciência, coragem e fé…

“A gente corre, corre, cai, cai, busca, busca, levanta, levanta, quebra a cabeça, até perceber que, de fato, pouca coisa é necessária. E essa pouca coisa, vem como reflexo de um ser pacificado, que escolheu em amor, atitudes de consciência, de crescimento, do bem.

E uma coisa leva a outra. Quanto mais eu mergulho nessa percepção, mais claro fica o caminho que eu devo seguir. Mais distante eu vou me tornando dessa cultura alienante de massa, de homogeneização de pensamento, de falta de reflexão, de distanciamento de si mesmo, de inchamento do ego, de projeção no passado, de medo do futuro, de fuga da morte.

Quanto mais distante eu me torno desse pensamento. Quanto mais eu percebo o reino de Deus dentro de mim, mais claro fica o caminho a seguir. Porque, sobretudo, o caminho mora em mim. O mapa está dentro de mim. Tudo que eu preciso está em mim.

Busca em primeiro lugar o reino de Deus e todas as coisas que importam serão acrescentadas.

Você só perceberá isso, no dia em que entender que o caminho da simplicidade, o caminho do amor, o caminho da consciência, muitas vezes, ainda que pareça um salto no escuro, é o caminho que lhe iluminará os passos, e lhe mostrará a direção a seguir. Há muitas estradas para a gente seguir, mas o caminho é um só e ele mora dentro da gente.

Enxergue-se! Revise suas motivações! Olhe para si mesmo e acredite! Você vai saber qual o caminho a seguir!…”

* Para ouvir a leitura desse texto basta clicar [aqui]

3 Comentários

Arquivado em Uncategorized

3 Respostas para “Sem medo de dar um salto no escuro

  1. KAIQUE BRITTO

    Eu sei que esse artigo foi escrito há algum tempo, mas me lembrou o que eu fiz. Não estava feliz no meu trabalho e decidir sair. Minha mãe me critica, ate porque to sem emprego, mas to muito feliz agora. Faço o que gosto, não to ganhando dinheiro, mas faço o que gosto… É parabéns seus artigos são fantásticos

    • Adorei o seu comentário Kaique. Você está no caminho certo meu amigo. Siga sempre o seu coração.
      Vou te contar uma coisa minha só pra te dar mais estímulo ainda. Ano passado, 2014, foi um ano de reciclagens na minha vida. Depois que pedi para sair do emprego que estava sugando minhas melhores energias, eu fiquei 9 meses desempregado, quase o ano de 2014 inteiro, porém, mergulhei no autoconhecimento como nunca tinha feito até então.
      Esse ano estou colhendo os frutos de todo esse mergulho para dentro de mim mesmo. Tudo está conspirando ao meu favor e oportunidades incríveis estão, literalmente, caindo do céu na minha vida.
      Portanto, essa é a dica que eu te dou. Aproveite ao máximo esse tempo sem emprego para mergulhar profundamente dentro de você mesmo e para crescer em consciência. Você vai constatar nas próprias experiências o quanto isso é transformador e vale a pena.
      Pode contar comigo e com o blog. Torço pelo seu sucesso! Grande abraço!

Deixe um comentário