A palavra autoridade

Por Isaias Costa

tumblr_leqek0Reh81qg4i91o1_500

Hoje eu quero falar sobre o verdadeiro significado de uma palavra extremamente profunda e que a maior das pessoas desconhece. A palavra AUTORIDADE. Esta palavra é constantemente confundida com HIERARQUIA, ou CHEFIA ou simplesmente PODER. Ou seja, é aquela relação de que autoridade é uma pessoa que está acima de nós em todos os sentidos. Mas o que eu quero dizer pra você é que esse é um conceito extremamente superficial de autoridade.

Ao contrário do que muitos pensam, a palavra autoridade tem em sua estrutura a palavra AUTOR, ou seja, uma pessoa que tem autoridade sobre outra é alguém que tem o poder de fazê-la se tornar autora da sua própria história. As pessoas verdadeiramente autoritárias são aquelas que nos ajudam a crescer como seres humanos. Esse conceito é o mais amplo para autoridade, transformar alguém em um autor. Um autor é alguém que cria algo. É por isso que os escritores ou produtores de filmes, histórias de teatro, quadrinhos, revistas, etc, são chamados de autores, porque eles CRIAM histórias e transmitem para as pessoas. Há muitos anos eu venho desenvolvendo em mim a autoridade no mais profundo da palavra. É muito fácil confundir uma pessoa autoritária com uma arrogante. É muito diferente, eu procuro ser autoritário, mas não arrogante. Como eu sou autoritário? Eu o sou ao dizer às pessoas que amo coisas como: “Não faça isso, pois esse caminho pode lhe levar a se arrepender lá na frente…”, ou “Escuta o que eu estou dizendo, porque o que eu mais quero é o seu bem e que você seja feliz…”, “Eu posso lhe ajudar em tal coisa, mas você tem que prometer fazer bem a sua parte…”, etc.

Isso que estou comentando é algo que até o momento não falei nesse blog, se chama AUTORIDADE AFETIVA. A autoridade afetiva é a relação de amizade mais profunda que se pode existir entre duas pessoas. Quando uma pessoa tem autoridade afetiva sobre nós é porque nós a amamos tanto que tudo que parte dela nós ouvimos com atenção e procuramos compreender. Eu tenho autoridade afetiva sobre várias pessoas e também tenho várias pessoas com autoridade afetiva sobre mim, a minha mãe por exemplo. Ela sempre será uma autoridade na minha vida porque todos os seus ensinamentos são para o meu bem, tudo o que ela quer é me ver feliz e realizado como ser humano, então sempre presto muita atenção a tudo o que ela me diz.

a interrupção de padrões

Quero concluir minha abordagem falando sobre algo importantíssimo para se ter relacionamentos amorosos mais profundos. São as famosas “brigas de casal”. Elas acontecem e não há nada no mundo que possa impedir que elas aconteçam. É algo absolutamente normal. Mas todas as brigas são oportunidades maravilhosas de o relacionamento se tornar ainda melhor. Muitos relacionamentos ficam desgastados ou até mesmo chegam à ruptura por causa de uma coisinha chamada TEIMOSIA, ou seus sinônimos: “birra”, “renitência” e por aí vai, que na realidade são facetas do ORGULHO presente em todos os seres humanos.

O homem entra na sua caverna esperando que a mulher tome o primeiro passo para conversar e a mulher inventa mil e uma atividades para tentar disfarçar que quer conversar. Os dois ficam nessa “disputa” para saber quem consegue resistir por mais tempo sem falar o que sente e está incomodando, e quando o primeiro toma a iniciativa o outro fica se achando o “rei da cocada preta”. O seu EGO dispara em carga total dizendo assim: “Eu não fiquei por baixo. Eu sabia que ele(a) não ia resistir ficar muito tempo sem falar…”. Sabe o que eu digo pra você? Você agiu como um completo IDIOTA IMATURO e ORGULHOSO ao fazer isso.

A maior honra que existe é justamente dar o primeiro passo com muita sinceridade e dizer: “Querido(a), a gente precisa entender as nossas diferenças e respeitá-las, o que acontece é que quando você age de tal maneira me sinto fragilizado(a), ou me magoa etc. Eu admito que errei ao fazer isso e você sabe que aquilo outro não deveria ter sido feito…”. E dessa forma, resolver os problemas, sem acusações, sem esfregar o dedo na cara do outro. Eu já falei diversas vezes aqui, mas vou repetir. A sinceridade é a base para os bons relacionamentos. Pode vir qualquer tempestade, quando se é sincero sempre vem a bonança e os problemas se resolvem. Nós amadurecemos e passamos a amar ainda mais o nosso parceiro(a).

um encontro mais profundo

Portanto fica a reflexão. A verdadeira autoridade é essa que leva a outra pessoa a ser autora da sua própria história pessoal…

* Para ouvir a leitura desse texto basta clicar [aqui]

2 Comentários

Arquivado em Uncategorized

2 Respostas para “A palavra autoridade

  1. Ferreira

    James C. Hunter, no seu livro O Monge e o Executivo, onde destaca sobre a Essência da Liderança, estabelece a diferença entre “Autoridade” e “Poder” pelo seguinte ângulo: “Autoridade: É a habilidade de levar as pessoas a fazerem de boa vontade o que você quer por causa da sua influência pessoal”.
    “Poder: É a faculdade de forçar ou coagir alguém a fazer sua vontade, por causa da sua posição ou força, mesmo que a pessoa preferisse não o fazer”.
    “Liderança: É a habilidade de influenciar pessoas para trabalharem entusiasticamente visando atingir os objetivos identificados como sendo para o bem comum”. Que vide paginas 28/9 do Livro – Seus conceitos vão mudar após leitura acurada. abs.

    • Muito obrigado Ferreira! Esse livro que você citou é excelente. Li tempos atrás e gostei muito. É extremamente importante que desenvolvamos a verdadeira liderança, para contribuirmos para a construção de um mundo cada vez melhor!
      Abração!

Deixe um comentário