O parto cerebral

Por Isaias Costa

cerebro-faxina-sono-solunni

Recentemente ouvi uma entrevista com o escritor, filósofo, designer gráfico, consultor, criador multimídia e professor Henrique Szklo a respeito dos nossos processos criativos e ele falou uma expressão um pouco esquisita, porém bastante reflexiva: PARTO CEREBRAL.

O que é parto cerebral? É toda vez que seu cérebro é desfiado e colocado em uma situação completamente nova, nunca antes vivenciada. Cada vez que temos experiências novas, nosso cérebro passa por um parto, um processo doloroso dos neurônios para processar a nova experiência e guardá-la nos espaços da memória.

O olhar desatento

É interessante notar que esse processo nos deixa cada vez mais inteligentes, ou seja, nossa inteligência não é restrita a um padrão, a um limite, nada disso. Com os devidos esforços, podemos nos tornar cada vez mais inteligentes dia após dia.

O que o Henrique quis sugerir ao estimular os partos cerebrais é, em outras palavras, buscar experiências novas, originais, sair da zona de conforto.

Na entrevista, ele comparava as crianças com as pessoas idosas. Ele falava que as crianças passam o tempo todo por partos mentais, porque tudo aquilo que para nós, adultos, parece repetido e batido, para elas é novidade, estão vendo e experimentando pela primeira vez. E o que é mais interessante, inclusive já foi feito estudos sobre isso, a nossa percepção de tempo muda completamente quando somos constantemente estimulados a experimentar coisas novas. Por que você acha que quando somos crianças o tempo parece que passa mais devagar? O que faz com que o tempo dos adultos passe mais rápido é uma palavrinha chamada ROTINA, e a rotina pode ser driblada pela busca constante por novidades. Compartilho abaixo um texto incrível que aprofunda essa questão. Vale muito a pena a sua leitura…

Cuidado com a rotina

Ele também fala que as pessoas mais velhas evitam muito passar por partos mentais, porque já passaram por tantos que gera certa desmotivação, sentimento de incompetência etc. Eu sou bem jovem, mas não quero de maneira alguma fazer parte deste grupo, quero me revonar até o último dia da minha vida. Nunca acreditei e nunca acreditarei que gente velha não muda, isso é uma falácia sem medida. Pessoas velhas podem mudar sim, desde que tenham esse propósito e abertura para mudanças. Vamos fazer parte do grupo de pessoas que está sempre se renovando, buscando coisas novas e ampliando o repertório pessoal? Esse desejo pode fazer de nós pessoas brilhantes. Eu quero isso para mim e quero ainda mais para você que me lê agora. Vamos?

Outra fator interessantíssimo dos partos cerebrais é que, quanto mais o estimulamos, mais podemos aguçar a nossa criatividade e modo de enxergar o mundo, a vida, as pessoas. Esse processo aumenta nossa sensibilidade, nos torna mais vivos e presentes no hoje, no agora. Adoro relembrar as incríveis palavras do grande escritor norueguês Jostein Gaarder para explicar isso:

“Quanto mais sabemos, melhor vemos as coisas que nos rodeiam. Por outro lado, quanto melhor vemos as coisas, melhor a compreendemos. Se mantivermos os olhos e os ouvidos bem abertos, descobriremos sempre alguma coisa pela primeira vez”.

Ou seja, quanto mais atentos estamos ao momento presente, ao agora, aos detalhes, às minúcias, às pequenas coisas da vida, mais conseguimos descobrir algo novo, aumentar a criatividade, a sensibilidade. Você quer desenvolvê-las? Então esse é um ótimo caminho. O que posso acrescentar e considero importantíssimo é a busca pela SERENIDADE, quanto mais serenos somos, mais conseguimos viver o agora intensamente, e consequentemente, aguçamos nossa criatividade. Também escrevi um texto me aprofundando nessa questão, o link está logo abaixo.

Aqui e agora

Enfim! Vamos estimular muitos partos cerebrais na nossa vida. Quanto mais partos tivermos, mais intensamente viveremos e inteligentes ficaremos. Pense sobre isso…

* Para ouvir a leitura desse texto basta clicar [aqui]

Deixe um comentário

Arquivado em Uncategorized

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s