O poder de um elogio

Por Isaias Costa

um-elogio-sincero

Um dos maiores poderes que o ser humano possui e nem se dá conta, é o de elogiar os outros. Essa é uma das formas mais eficazes de influenciar as pessoas, ser bem recebido, melhorar os relaionamentos amorosos, conquistar boas amizades e até crescer profissionalmente. Todos nós gostamos de ser elogiados e aprender a fazer isso de maneira sincera e enérgica pode trazer uma verdadeira transformação não só na sua vida, mas na de todos que lhe cercam.

O psicólogo Jess Lair tem uma belíssima frase para elucidar o poder de um elogio.

“O elogio é como a luz do sol para o ardente espírito humano; sem ele, nãoflorescemos nem crescemos. Mas, enquanto muitos de nós estão preparados para soprar contra os outros o frio vento da crítica, de algum modo relutamos a dar ao próximo o aquecedor raio de sol do elogio.”

O elogio desperta aquilo que há de melhor em nós, enquanto as críticas quase sempre nos colocam na defensiva, nos bloqueia e fere profundamente o nosso ego. Não é inteligente criticar diretamente as pessoas. Na realidade, a única forma inteligente de criticar uma pessoa é antes elogiá-la e depois criticá-la, e isso sempre em particular, nunca no meio de várias pessoas, porque uma crítica nesta situação leva a pessoa a envergonhar-se, o que é ainda pior.

Lendo algumas teorias do psicólogo B. F. Skinner, uma frase me impactou bastante e gostaria que você a guardasse com carinho: “Quando se diminui a crítica e se enfatiza o elogio, as coisas boas que as pessoas fazem recebem reforço e as coisas más são atrofiadas por falta de atenção.”

É exatamente assim que acontece. Você já reparou o que ocorre quando alguém é duramente criticado? Ela fica o tempo todo só pensando nesta crítica e acaba se entristecendo, muitas vezes até mesmo desistindo de algo que era importante para ela. Perceba! Exatamente o contrário da teoria do Skinner. Em quase todos os lugares, ao invés de as pessoas elogiarem as outras para reforçar o que há de bom nelas, criticam para atrofiar aquilo que fazem de melhor e reforçar o que não fazem bem. Você tem ideia dos prejuízos que isso pode dar a sociedade como um todo? Um simples gesto e suas consequências podem ser gloriosos ou desastrosos. Hoje você está aprendendo o que deve fazer e como deve fazer.

Vou colocar um exemplo simples para fixar essa ideia.

Você é pai e seu filho acaba de chegar da escola trazendo o boletim. Estudou. Se esforçou. Tirou nota boa em quase todas as matérias, só ficou abaixo da média em inglês. O que a maioria dos pais fazem? É mais ou menos assim:

– Pai. Olha o meu boletim! (Ele olha demoradamente e diz)
– O que esse 3,0 em inglês está fazendo aqui. Posso saber?
– Desculpe pai. Eu estava com dificuldade. Mas veja! Eu tirei 9,0 em geografia, matéria que estava com nota baixa bimestre passado!

Nessa hora muitos pais cometem um verdadeiro crime com seus filhos. Acho que você já sabe qual é a palavra que esse pai vai dizer não é?

– Não fez nada mais do que sua obrigação

Isso é uma crítica que destrói os melhores esforços do garoto para ser dedicado. Em vez de ajudá-lo, seu pai destruiu sua autoestima e provavelmente ele não melhorará seu desempenho como poderia. Como proceder então? Veja o poder de um elogio sincero.

– Pai. Olha o meu boletim! (Ele olha demoradamente e diz. Dessa vez o pai inteligente)
– Olha só filhão! Você tirou 9,0 em Geografia, exatamente a matéria que tinha tirado nota baixa bimestre passado. Nossa! Estou orgulhoso de você meu filho. Deixa eu te dar um abraço! Agora vem cá. Essa sua nota de inglês. O que houve? Você teve dificuldade para acompanhar? Foi muita matéria pra ver em pouco tempo? Vamos combinar o seguinte! Vamos estudar juntos. Eu posso te ajudar a melhorar essa nota. Combinado? Você melhorando essa nota vamos fazer aquele passeio que há tempos estou prometendo. O que você me diz?

Então! Como você acha que esse filho vai reagir desta segunda forma? Pois é! Esse é o poder de um elogio. O que você acha de adotar essa mudança de postura daqui em diante? Não tenho a menor dúvida que sua vida e a das pessoas que convivem com você darão um enorme salto de qualidade…

cartaz_16

  • Para ouvir a leitura desse texto basta clicar [aqui]

1 comentário

Arquivado em Uncategorized

Uma resposta para “O poder de um elogio

  1. Ida

    Por causa dessa materia internei meu filho no mesmo dia, em uma clininica de recuperação

Deixe um comentário