Cooperação: a palavra que pode mudar o mundo

Por Isaias Costa

É isso o que os bancos e grandes corporações fazem...

É isso o que os bancos e grandes corporações fazem…

Existe uma palavra da língua portuguesa que há muito tempo foi deixada de lado e exatamente por isso que o nosso planeta está caminhando dia após dia para o precipício, esta palavra se chama COOPERAÇÃO. O que essa ela significa?

“Agir com ou fornecer cooperação; ação de trabalhar ou laborar em grupo com outros para o mesmo objetivo; contribuir, colaborar ou assistir com.”

Estamos inseridos no sistema capitalista, que já expliquei nos mínimos detalhes no artigo “Um possível quadro do mundo em um futuro próximo”, ser um sistema que, se continuar, vai destruir completamente o nosso planeta. Quanto mais o tempo passa, só reforço esse pensamento. Se você ainda não leu esse artigo, recomendo fortemente a sua leitura, o link está logo abaixo.

Um possível quadro do mundo em um futuro próximo

Um ponto de extrema importância e que não tratei neste artigo foi esse: Qual o contrário de cooperação? É uma palavrinha perigosa chamada COMPETIÇÃO. O que ela significa?

“Concorrência simultânea de duas ou diversas pessoas à mesma coisa.
Prova esportiva.”

Competir é o mesmo que concorrer, ou seja, o que procuro tem que ser MEU, entende? O outro não pode dividir comigo, nem eu com ele. Isso é a competição.

Há uma relação entre ambição e cooperação, da mesma forma que há uma relação entre ganância e competição, vou explicar isso a partir de um trecho de artigo belíssimo do filósofo Mario Sergio Cortella.

A cobiça se identifica com a ganância, em vez de fazer contato com a ambição. Uma pessoa ambiciosa é aquela que “quer mais”; uma pessoa gananciosa é aquela que “quer só para si, a qualquer custo”.

Uma pessoa ambiciosa quer mais conhecimento, mais bem-estar, mais lucratividade, mas, de modo a evitar a ganância, não pode querer só para ela mesma e de qualquer modo e com qualquer meio.
Por isso, ainda bem que muitas mulheres e muitos homens pelo mundo afora acreditam e praticam o que retirará cada vez mais o véu sombrio da competição doentia: a cooperação! A cooperação como atitude ética, a cooperação como valor negocial, a cooperação como princípio de para o lucro higiênico, a cooperação como meta solidária, a cooperação como auxiliadora da paz.”

***********
Perceba! Eu sou um rapaz muito ambicioso, porém, não sou ganancioso, pois ganância é querer só para si e a qualquer custo.

Eu tenho a ambição de levar conhecimentos para as pessoas, tenho ambição de ensinar princípios éticos para os meus alunos e amigos, tenho ambição de levar as pessoas a refletirem de maneira mais autêntica e menos presas a pessoas, instituições, religiões, crenças etc. Tenho muitas outras grandes ambições, e meu intuito é unir, conectar pessoas, ajudar no crescimento humano e espiritual.

Todavia a ganância tem a relação com a competição, que contribui para a separação, a divisão, o individualismo, o isolamento, a autossuficiência. Se você prestar atenção às grandes corporações e empresas, a imensa maioria é governada por pessoas gananciosas, que querem mais e mais dinheiro para si, querem crescer seu “patrimônio líquido”, vixe! Essa palavrinha está entranhada no cérebro dos chefes das grandes corporações. Um pensamento frequente deles é esse aqui: “Eu preciso aumentar MEU patrimônio líquido…”. E repetem esse pensamento milhões de vezes ao dia.

E o que isso gera? DESIGUALDADE. Não dá para aumentar substancialmente o patrimônio líquido de um sem que outro não seja prejudicado, sem que haja exploração de mão de obra barata. Repito! É absolutamente impossível!

Estou falando de capitalismo.

Ambição = cooperação
Ganância = competição

Não esqueça esses princípios. Tudo bem?

Pense sobre isso…

* NOTA: Esse texto foi reeditado, porque coloquei nele meu posicionamento político das eleições 2014 e decidi algum tempo depois não mais expressá-lo diretamente, pois se trata de uma decisão muito individual. Mas fica essa importante reflexão a respeito do capitalismo…

4 Comentários

Arquivado em Uncategorized

4 Respostas para “Cooperação: a palavra que pode mudar o mundo

  1. Ricardo Scona

    Desculpas, mas não sei de onde você tirou essa visão da Marina Silva, acredito que da revista Carta Capital que é um folhetim do PT. Como uma pessoa inteligente que demonstra ser, busque informações de fontes seguras, leia o programa de governo sem interpretações e distorções daqueles que estão apelando nos programas eleitorais. Sempre votei e acreditei no PT assim como você (ao que parece), mas chegou o momento de dar um basta nesse toma lá da cá… que acabou se tornando algo “normal” no meio político; não podemos falar de princípios, valores, ética, honestidade se a prática não vai ao encontro desses conceitos e, quando faço de conta que é o “normal” acabo sendo hipócrita.
    Abraço!

    • Minha visão sobre a Marina Silva é a de quem usa a intuição e percebe haver muitas contradições por parte dela, e também a visão de quem luta por ver os pobres em uma situação pelo menos um pouco “menos ruim” do que já foi tempos atrás. É um fato consumado que houve sim uma ascensão dos pobres no Governo PT e só por isso meu voto já é da Dilma, sem contar com a Educação. Eu sou professor e vivi na pele todas as melhoras proporcionadas pelo Governo PT. Quem está de fora não vê, mas eu que estou todos os dias lá na universidade e nas escolas públicas do Ceará, estado meio desprezado pelo povo do Sudeste, vejo as mudanças acontecendo o tempo todo.
      Vou intensificar ainda mais minha campanha pelo Dilma, pois sei que ela é, sem dúvida alguma, a melhor opção!
      Obrigado por ter comentado e dado sua opinião Ricardo! Abraço!

  2. Vania Lucia Aguiar Muckim

    Meu grande amigo,
    concordo plenamente com você.O meu voto é da Dilma.Quem está de fora não vê realmente, mas nós como educadores sabemos das melhoras proporcionadas pelo Governo PT.
    A Dilma sem dúvida alguma, a melhor opção. Um grande abraço!!!!

  3. Vania Lucia Aguiar Muckim

    É incrível como de repente algumas pessoas começou achar que o PT é o governo mais corrupto da história.O PT fez mais pelo Brasil em 5 anos e meio do que todos os governos antes dele dos últimos 20 anos só falo isso, e ainda tendo que pagar mensalão pra escória politica que infesta o planalto do regime militar . Vou ficar quieta…..

Deixe um comentário