Não tente ajudar quem não quer ser ajudado

Por Isaias Costa

a-sabedoria-do-limite

 

Esses dias li um texto simples e bastante profundo da terapeuta Gisela Vallin que me fez refletir muito sobre o conhecido processo psicológico chamado RESISTÊNCIA. Leia com bastante atenção.

******************

Quando vir alguém vivendo uma situação desafiadora, exerça a empatia para verificar se essa pessoa quer sua ajuda de fato.
Ao longo da minha trajetória como terapeuta, percebi, a duras penas, algo muito interessante no comportamento de algumas pessoas : Muitas vezes elas só querem reclamar, mas não querem uma solução para o problema.Sim, isso existe. Nós mesmos fazemos isso sem perceber. Inúmeras vezes só queremos expressar nosso mimimi, mas não queremos a solução real para o que nos atormenta. De alguma forma, a queixa alimenta o ego.

Inúmeras vezes sugeri tratamentos para clientes que eu sabia que iria fazer com que, possivelmente, eles solucionassem alguns problemas de vez. E eu não entendia porque eles nunca iam, ou nunca faziam o tratamento por completo ou encontravam desculpas para faltar. Até que fui conhecendo, na prática, o fenômeno da RESISTÊNCIA.

Basta observarmos nossas vidas. Quantas vezes ficamos andando em círculos numa situação por conta do imenso medo de perder a muleta existencial que um problema nos dá ?

Creio que, quando temos coragem de olhar para dentro, percebemos que, muitas vezes, podemos encontrar um prazer mórbido em alguns sofrimentos e alimentamos essa postura masoquista por falta de consciência.

Já diz o o Osho que o sofrimento fortalece o ego.

Não tente ajudar quem não quer ser ajudado. Cada pessoa tem seu processo, devemos respeitá-lo. Se a pessoa pedir sua ajuda e você sentir em seu coração que deve fazer algo, pode emanar boas energias à distância, mas não compre o marketing do ego vitimizado de pessoas que estão apegadas ao sofrimento e que se autoboicotam, diariamente, para não sair dele.

**********************

Tudo isso que ela fala nesse texto é muito profundo e verdadeiro. Também sou bastante sensível para escutar a dor das pessoas, assim como a Gisela Vallin, mas observo constantemente que muitos dos que se dirigem a mim para conversar possuem uma espécie de “sofrimento de estimação”, ou seja, cuidam das suas dores como se fosse algo precioso.

A leitura desse texto me fez lembrar de um caso real que tive conhecimento. Uma pessoa conhecida da minha família tem uma condição financeira bastante favorável e também possui um coração muito bondoso, generoso e prestativo.

Ele, ao ir de carro para o seu trabalho, sempre encontrava em um dos sinais um rapaz que tinha uma enorme ferida na região do quadril e que o deixava incapacitado de trabalhar em qualquer empresa ou instituição.

Compadecido de sua realidade dolorosa, ele conversou com o rapaz em particular e disse que poderia pagar todo o tratamento médico, para que ele ficasse totalmente curado daquela ferida tão feia e dolorosa.

Para a sua surpresa, o rapaz agradeceu a sua gentileza, mas recusou sua proposta com o seguinte argumento:

– Senhor? Mas se eu ficar curado dessa ferida, eu vou perder o meu “ganha pão”. Eu vivo de pedir essas esmolas no sinal. Se eu deixar de pedir, como é que eu vou me sustentar?

Pois é meus amigos! Essa estória é verídica e afirmo a você com veemência que esse não é um caso isolado, de maneira nenhuma, ele é mais comum do que você imagina. Acontece por todos os lugares.

Infelizmente, muitas pessoas se colocam em ZONAS DE CONFORTO extremamente doentias e prejudiciais.

Dei esse exemplo para mostrar uma das maiores verdades universais e colocarei aqui com bastante destaque.

NINGUÉM MUDA NINGUÉM

Quando essa verdade universal fizer parte do mais profundo do seu ser, você vai pouco a pouco se transformar em um homem ou mulher de autoconhecimento e vai aprender que a verdadeira e real mudança sempre acontece na gente mesmo. É algo de dentro para fora. Mudando o mundo interno, o externo vai refletindo também essa mudança.

É difícil explicar isso em palavras, é algo que deve ser experimentado na própria vida. Experimente! Mude o seu mundo interno e vai ver como o mundo externo vai refletir essa mudança.

Portanto, lembre-se sempre: Não tente ajudar quem não quer ser ajudado.

 

10 Comentários

Arquivado em Uncategorized

10 Respostas para “Não tente ajudar quem não quer ser ajudado

  1. sacocheio

    Legal!
    E quando a pessoa que não quer ser ajudada é a sua irmã complicada que está com o namorado estrangeiro em casa com pneumonia de quatro dias? Deixo ele morrer?

    • Bem! A sua questão é interessante. O que eu recomendaria é você com carinho ter uma conversa franca com a sua irmã, e com serenidade falar pra ela as consequências graves que a sua teimosia podem acarretar e fazer um pouco de drama do tipo: “Se algo pior acontecer, não foi falta de aviso ou tentativa de cuidado…”. E espera pra ver qual é a dela! Se mesmo assim ela continuar impassível, é só “lavar as mãos” com a consciência tranquila, pois você fez a sua parte, ela é adulta e precisa arcar com as consequências de cada escolha feita!
      Grande abraço meu amigo ou amiga que está de “saco cheio”!

  2. Andreia

    E quando a pessoa é sua vó teimosa que quer morrer sozinha em um sitio mas não antes de matar seu avô primeiro? Meu avô sofre a anos de uma doença. Ele não anda, não come, não faz absolutamente nada sozinho além de respirar. E ela está cada vez mais cansada, é extremamente cansativo carregar uma pessoa o dia todo pra lá e pra cá. Queremos muito que ela venha morar pra cidade, até porque seria melhor pra ele fazer o tratamento aqui e ela também. Com a idade a pessoas adquirem algumas doenças que precisam de um acompanhamento constante. Mas ela não quer e ainda diz que é ele quem não quer vir. Na pascoa foi nossa última tentativa de tentar convencer, mas não deu muito certo. Meio que fomos expulsos da casa dela. É desesperador você saber o melhor pra pessoa e querer ajuda, mas ela não querer ser ajudada.

    • Entendo sua aflição ou raiva em alguns momentos Andreia, mas é preciso respirar fundo nessa hora para aprendermos a desenvolver grandes virtudes. Você está tendo oportunidades diversas para desenvolver a paciência como ninguém! Admiro você pelo que me contou nesse comentário. Você possui muito, mas muito mais paciência do que eu. Peça força e disposição a Deus que ele certamente lhe ajudará e fortalecerá! Grande abraço querida!

  3. q bom, me confortou.Meu pai é agressivíssimo com palavras, me detesta, mesmo eu tendo sido exemplar, e fica claro que ele jamais quis pegar nenhuma corda q ninguém jogasse. E foram muitas .
    O problema mesmo é eu ter q morar com ele (embora a casa esteja no meu nome), pq ele é muito sujo, e só fala palavrões de manhã a noite. Sem falar que tem traços sociopatas e adora tudo que é sobre violência.
    A melhor coisa q fiz foi ignorá-lo, mas é realmente a pior coisa que se pode viver… 😦
    O que mais se pode fazer né? Nada…

  4. Elisabete Alves

    É verdade tenho visto isto de perto ,nos desgastamos e essas pessoas continuam na sua vida de vítimas.Misericordia .
    Melhor e se esquivar ..

  5. Amanda

    E exatamente isso! Adorei o texto!

  6. flavia barros

    Boa noite, e quando tentamos fazer amizade com a pessoa e percebemos que a mesma não quer ?

    • Bem Flavia! A nossa postura deve ser semelhante. Nós sabemos que a amizade verdadeira é uma das mais profundas manifestações de amor. Quando sentimos que alguém não quer ser nosso amigo, em minha opinião, uma das frases que deveria ser gravada na nossa alma é essa famosa frase do mestre Khalil Gibran: “É errado pensar que o amor vem do companheirismo de longo tempo ou do cortejo perseverante. O amor é filho da afinidade espiritual e a menos que esta afinidade seja criada em um instante, ela não será criada em anos, ou mesmo em gerações…”.
      Essa frase sozinha já responde a essa sua pergunta!
      Grande abraço querida!

  7. kelly

    Olá Boa noite, estou num estado de angústia gigantesca pois minha mãe insiste em se autosabotar, ela passa por complicações mentais e espirituais, eu converso com ela mas ela sempre age com vergonha ou fica com raiva. Vejo que todo comportamento irresponsável dela afeta minha irmã menor que adquiri hábitos ruins perante o exemplo. E eu realmente não sei o que fazer as vezes.

Deixe um comentário