Somente o coração conhece a resposta certa

Por Isaias Costa

Consulte-sua-alma-e-seu-coração

Existe um pequeno texto do médico e escritor indiano Deepak Chopra que já li dezenas de vezes e tem me ajudado demais a fazer melhores escolhas na vida. Espero que você leia esse texto com bastante atenção, pois ele é de uma sutileza imensa…

“Há um mecanismo muito interessante no Universo para ajudar a fazer escolhas corretas. Esse mecanismo relaciona-se com as sensações físicas. Nosso corpo conhece dois tipos de sensações: uma é a do conforto e a outra é a do desconforto. Imediatamente, antes de fazer uma escolha consciente, observe seu corpo enquanto faz a pergunta “se eu escolher isso, o que acontecerá?” Se seu corpo enviar uma mensagem de conforto, é a escolha certa.

Para alguns, a mensagem de conforto e desconforto se dá na região do plexo solar (estomago). Para a maioria, no entanto, manifesta-se na área do coração. Espere pela resposta, uma resposta física, na forma de sensação, mesmo que seja muito leve.

Somente o coração conhece a resposta certa. Muita gente acha que o coração é piegas e sentimental. Não é. O coração é intuitivo. É holístico. É contextual. É relacional. Não se orienta por perdas e ganhos. Ele esta conectado ao computador cósmico que leva tudo em conta.

Às vezes, pode ate parecer irracional, mas o coração tem uma capacidade mais acurada e muito mais precisa de processar dados do que qualquer outra coisa que exista nos limites do pensamento racional.”

Deepak Chopra

************

Uma das primeiras questões relacionadas a esse texto é o SOFRIMENTO, apesar de ele não colocar com essa palavra.

Sempre que fazemos escolhas erradas na vida, nós sofremos muito, e esse sofrimento tem como objetivo nos fazer crescer, amadurecer e aprender. Tudo muito bom, tudo para o bem!

No entanto, se buscarmos seguir o coração desta forma que ele coloca no texto, certamente vamos reduzir drasticamente os nossos sofrimentos, porque o coração se conecta com o computador cósmico, com a nossa essência mais profunda, e só o coração sabe o que é o melhor para cada um.

Quero frisar dois pontos importantes desse texto, o primeiro é quando ele fala sobre orientação com PERDAS e GANHOS. É muito comum as pessoas entrarem em um conflito extremo entre a mente e o coração quando pensam em termos de perdas e ganhos.

Esse conflito aparece constantemente nos relacionamentos amorosos. A pessoa pensa em tudo o que viveu e construiu junto com a outra pessoa, pensa nos diversos vínculos que foram criados, nas amizades que floresceram etc. e fica num dilema se vale a pena correr o risco de terminar um relacionamento amoroso sabendo que vai interferir em tanta coisa! Acredite! Se o seu coração estiver doendo e você estiver desconfortável mesmo pensando em todos esses pontos e outros mais, é melhor terminar o relacionamento, porque senão, você estará simplesmente empurrando esse sofrimento mais para frente para explodir como uma bomba atômica, muitas vezes gerando consequências danosas para os dois e para outras pessoas.

É fundamental ter CORAGEM de se arriscar! A vida por si só já é um risco. A gente não sabe nem se vai viver até o dia de amanhã! Quanto mais saber se terá perdas e ganhos…

A importância de correr riscos

O segundo ponto é sobre o “parecer irracional”. Esse ponto é interessantíssimo, pois mostra como está sua conexão com a essência divina dentro de você. Quase sempre, para quem está olhando de fora, algumas das nossas escolhas podem parecer irracionais, mas quando elas são feitas com consciência e seguindo esse exercício do Deepak Chopra, certamente essa aparente irracionalidade é explicada pela própria vida que foi a escolha correta.

Eu sou prova viva disso. Já fiz escolhas que praticamente todos acharam que estava equivocado, que estava me precipitando, que estava sendo egoísta, que estava me desvalorizando etc. etc. mas no fim, todas elas me levaram a viver o que a minha alma precisava viver, e hoje estou aqui através desse texto provando para você que seguir o coração sempre é o melhor caminho. SEMPRE.

Nunca me arrependi das escolhas feitas a partir do coração, mas já me arrependi de escolhas feitas somente pela mente e que me fizeram “comer o pão que o diabo amassou” para poder aprender!

Portanto. Busque o aquietamento. Busque encher o seu coração de amor e paz, pois desta maneira, suas escolhas lhe levarão a ter as experiências que a sua alma precisa para evoluir e você se tornar um ser humano melhor…

  • Breve reflexão em áudio sobre esse texto [link aqui]
Anúncios

4 Comentários

Arquivado em Uncategorized

4 Respostas para “Somente o coração conhece a resposta certa

  1. Bom dia Isaias,

    Acho muito interessante seus posts, e acompanho-os quase todos.

    Gostaria de saber se você conhece os ensinamentos da Kabbala, tem muito haver com o que você está fazendo.

    Acho muito interessante este caminho ao autoconhecimento:

    Tem uns livros de kabalistas que são excelentes…..

    http://www.kabbalahcentre.com.br/

    http://loja.kabbalahcentre.com.br/index.php/nano-tecnologia-da-mente-sobre-a-materia.html

    Abraços

    Luzia

    • Não conheço Luzia! Apenas ouvi falar. Agradeço pela sua contribuição. Acessei esse site que você indicou e vou dar uma lida no que tem nele. Já ouvi vários elogios sobre a Kabbala, mas confesso que não tenho nenhum conhecimento sobre ela! Mas a partir de agora terei! hehehe
      Grande abraço!

  2. Leilane

    Ouvir a voz do coração ou a voz da razão? Para alguns devemos ser sempre racionais, para outros “emocionais”! Eu prefiro tentar ponderar as duas coisas.

    • Você tem toda razão Leilane. E pelo menos para mim, uma forma incrível de ponderar as duas coisas é a MEDITAÇÃO. Ela nos conecta com a nossa essência e faz com que pensemos, ou seja, utilizemos a razão, e levemos através do coração, a decidir o que é o melhor.
      A meditação é uma das principais chaves para atingir uma consciência mais elevada. Estou engatinhando nesse processo, mas sei que com o passar do tempo terei grandes progressos!
      Beijo!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s