Quem controla os sentimentos segue a verdade

Por Isaias Costa

Controle-da-vida

Um dos mestres que mais me ensina a ser uma pessoa melhor e sentir a presença de Deus em tudo é o grande Paramahansa Yogananda. Inspirado nas suas palavras, venho nesse texto refletir um pouco com você sobre seguirmos a verdade e o bem que fazemos à humanidade com essa postura.

As palavras que transcrevi abaixo foram extraídas do seu livro “O Romance com Deus”. Leia-as com bastante atenção…

********************

“É bom ser agradável e simpático, se seu comportamento for sincero. Mas concordar com todos, o tempo todo, porque tem receio de dizer a verdade para não desagradar não pode ser chamado de controle dos sentimentos. Quem o possui segue a verdade, difundindo-a onde pode, mas evitando irritar desnecessariamente os que não são receptivos. Esta pessoa sabe quando falar e quando calar, mas nunca compromete seus próprios ideais nem sua paz interior, sendo uma grande força para elevação do bem maior no mundo.”

Paramahansa Yogananda

*********************

Milhões e milhões de pessoas supostamente pensam que tem um bom controle das suas emoções, mas no dia a dia acabam sendo OMISSAS em diversas ocasiões!

Lá no comecinho do blog, ainda em 2012, escrevi um texto especial que se tornou um dos mais lidos no blog, no qual eu falo sobre o risco de querer agradar a todos! Quem tenta agradar a todos sofre em demasia e não está sendo verdadeiro consigo mesmo. Se você ainda não leu esse texto segue o link [aqui].

Quem segue a verdade muitas vezes acaba desagradando. Isso é um fato! Não tem pra onde fugir. E por que isso acontece? Porque muitas pessoas se sentem muito mal em serem confrontadas com suas sombras pessoais!

Você já reparou que quase sempre quando uma pessoa fica profundamente irritada ou mesmo irada é porque a pessoa que a incitou a ficar desse jeito acabou dizendo alguma coisa que ela não queria ouvir? Disse alguma coisa que ela precisa mudar para ser alguém melhor? Essas são as famosas reações do EGO, que na linguagem psicanalítica é chamado de REATIVIDADE ou FORMAÇÃO REATIVA.

Sutilmente eu promovo essas reatividades em alguns dos pacientes que eu atendo. Nessa hora eu confirmo o que o Yogananda nos diz sobre aprender a falar e a calar no momento certo. É possível aprendermos a ponderar bem as nossas palavras para que a outra pessoa não queira como se diz popularmente “arrancar nosso pescoço”.

O grande segredo nessa hora é falar com amorosidade, compaixão e verdade de sentimento. Aqui eu preciso dizer que se trata de um treino. Não é simplesmente do dia pra noite que se consegue isso! Falar com ponderação é uma verdadeira arte que quando adquirida faz com que nos tornemos esses seres humanos com “uma grande força para elevação do bem maior no mundo”, como tão bem nos disse o mestre Yogananda.

Você percebe como é lindo tudo o que ele quis transmitir com essas poucas palavras?

É muito profundo o que ele fala sobre o sentimento de PAZ INTERIOR. Quem vive a verdade pessoal consegue manter essa paz interior e nada pode abalá-la, porque sabe que as pessoas que tentam afastá-la desse estado estão incomodadas com sua forma de ser e de viver. Você que me lê agora, procure não entrar nessa baixa vibração perdendo sua paz interior…

Se alguém tem princípios totalmente contrários ao seu e quer lhe influenciar negativamente, porque ficar perto dessa pessoa ou dessas pessoas? Você pode optar por afastar-se!

Talvez você me pergunte: “Mas e se forem pessoas do meu próprio trabalho ou gente da minha própria família?”. Essa é uma pergunta bastante válida, sei disso! Mas o que digo a você é que isso é possível mesmo nessas condições!

O melhor a se fazer nessa hora é cultivar o SILÊNCIO e no caso do trabalho procurar ter um local, mesmo que seja um cubículo minúsculo, onde pelo menos por alguns minutos no dia você possa estar lá sozinho, você com você mesmo, para se recompor energeticamente.

Você pode inclusive ter o seu “cantinho da meditação” no próprio local de trabalho! Isso é possível. Mesmo que você trabalhe numa multinacional isso é possível! Você pode até mesmo transformar uma cabine de banheiro num “cantinho da meditação”. Estou apenas dando uma sugestão para que você saiba que sempre é possível trabalharmos o nosso equilíbrio das emoções. De modo geral o que resume a proposta desse texto é o EQUILÍBRIO DAS EMOÇÕES.

Se você busca esse equilíbrio, passa a viver de acordo com a sua verdade e dessa forma, cada vez mais poderá se tornar um canal divino no qual a força de Deus usará você para a elevação do bem maior no mundo

 

 

 

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Uncategorized

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s