O papel do professor é limitar e libertar ao mesmo tempo

Por Isaias Costa

sociedade-dos-poetas-mortos-thumb-800x529-124698

Filme “Sociedade dos poetas mortos”

Eu sou fã de carteirinha da genial Viviane Mosé, que tem um currículo de deixar qualquer um de queixo caído: jornalista, filósofa, escritora, poetisa, psicanalista, psicóloga, professora e palestrante. Além de ser mãe e outras coisitas mais…

Estava assistindo a uma de suas palestras cujo título é: “Estrada para a Cidadania”, na qual ela falava sobre diversos assuntos, todos voltados para a educação nos tempos atuais.

Eu, sendo professor e estar o tempo todo procurando me renovar e ganhar novas formas de atuar como professor, fiquei encantado com suas palavras.

Nesse texto quero enfatizar e destacar o que ela fala em determinado trecho da palestra, sobre o papel do professor, que ao contrário do que muitos pensam, é também o de LIMITAR o aluno.

Nessa hora talvez você pense: “Como assim? Essa mulher deve estar louca! Como assim o papel de um professor é limitar o aluno? Deveria ser exatamente o contrário! Deveria lhe dar asas para alçar grandes voos…”.

Esse questionamento é coerente, mas calma! Vou explicar porque ela disse isso.

Ela fala isso, mas complementa com uma chave de ouro, A LIBERDADE. O professor limita, mas ao mesmo tempo liberta o aluno.

Ele limita para que o aluno saiba e tenha a consciência de que vive num mundo limitado, cheio de regras, de leis e de proibições.

Se ele não entende que o mundo funciona dessa maneira, ele vai se transformar num verdadeiro “mimadinho” que se acha o “todo poderoso”. E se acontecer de essa criança ser favorecida por uma família abastada, futuramente ela será aquele tipo de pessoa elitista que trata quem tem condições financeiras inferiores com desdém, com desrespeito e até com preconceitos.

Um professor precisa ser ético e bem inteligente para ensinar essas limitações para seus alunos.

Ela inclusive cita o exemplo clássico de um jovem que transa sem camisinha. Se ele fizer isso corre um sério risco de engravidar uma jovem ou adquirir uma DST como AIDS, Sífilis, Gonorreia e por aí vai.

Sem essas limitações os nossos estudantes estão literalmente acabados. Outra frase que ela cita é mais ou menos assim: “Se você não limita uma criança ela pode pular da janela do prédio e morrer…”.

Percebe como essas limitações são importantes? Mas não é só isso! Um professor mostra a real para os estudantes e lhes dá a liberdade para escolherem o que é melhor para elas próprias. Com consciência e ética.

Isso tem faltado imensamente no ensino brasileiro e também em muitos outros países.

Existem escolas que só limitam e assim deixa seus alunos reféns de um sistema engessado, e existem algumas escolas alternativas (poucas por sinal, e graças a Deus que são poucas!!) que ensinam a liberdade total, com essas escolas as crianças se transformam numas “bobalhonas” achando que o mundo é cor de rosas e é tudo “paz e amor”.

Está na hora de acordar não acha? O mundo não é cor de rosas. Como diria o Rocky Balboa nas suas célebres palavras do filme Rocky 6: “Ninguém bate mais duro do que a vida. Ela vai lhe colocar de joelhos e você vai ficar de joelhos para sempre se permitir isso…”.

O papel do professor é metaforicamente dar esse golpe nos alunos para que eles acordem para a vida.

11

Filme “Escritores da Liberdade”

Nessa hora lembro inclusive do papel fundamental da PEDAGOGIA, que significa “segurar pela mão”. Um bom professor vai colocar o aluno de joelhos com esses golpes de realidade, mas ao mesmo tempo vai ajudá-lo a levantar-se e com inteligência e sabedoria e dessa forma lhe ensinar formas de se fortalecer e atuar como um grande cidadão no mundo.

Não é linda essa perspectiva? Eu achei fascinante e certamente levarei isso para a sala de aula, para inovar cada vez mais minha forma de ser professor.

Espero que tenha gostado dessa breve reflexão e entenda que LIMITES e LIBERDADE não são antagônicas, mas andam de mãos dadas na construção de um ser humano ético, livre, consciente e, claro, atuante na sociedade…

Concluo compartilhando com você essa linda palestra na qual ela fala tudo isso e muito, muito mais! Confira!…

 

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Uncategorized

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s