As pedras da gratidão

Por Isaias Costa

Recentemente li um belíssimo texto do escritor e professor Lee Brower, que fala sobre um dos maiores poderes que o ser humano tem para seguir em frente e ser feliz, o poder da gratidão. Vou refletir um pouco sobre o texto e sobre esse enorme poder do ser humano.

Acho que todos têm momentos em que dizem: “As coisas não estão dando certo” ou “As coisas vão mal”. Certa vez, quando alguns problemas estavam acontecendo na minha família, achei uma pedrinha, e fiquei sentado com ela na mão. Eu peguei essa pedra, guardei-a no bolso e disse: “Sempre que eu segurar esta pedra vou pensar em algo pelo que sou grato”. Assim, toda manhã, quando levanto, pego a pedrinha no armário, guardo ela em meu bolso e penso nas coisas pelas quais sou grato. De noite, o que faço? Esvazio meu bolso e lá está ela novamente.

Eu tive algumas experiências impressionantes com essa ideia. Um sujeito da África do Sul me viu segurando a pedra e perguntou: “O que é isso?”. Eu expliquei, e ele passou a chamá-la de pedra da gratidão. Duas semanas depois, eu recebi um e-mail dele, da África do Sul, dizendo: “Meu filho está morrendo de uma doença rara. É um tipo de hepatite. Você poderia me mandar três pedras da gratidão?” Eram apenas pedras comuns que tinha achado na rua, então disse: “Claro”. Eu tinha de garantir que as pedras fossem muito especiais, então fui ao rio, peguei as pedras certas e as mandei para ele.

Quatro ou cinco meses depois recebi um e-mail dele, dizendo: “Meu filho está melhor, está indo muito bem”. E acrescentou: “Mas você precisa saber de uma coisa. Nós vendemos mais de mil pedras por dez dólares cada como pedras da gratidão, e levantamos todo esse dinheiro para a caridade. Muito obrigado”.

Portanto, é muito importante ter uma atitude de gratidão.

 

Eu estou cada vez mais utilizando esse poder na minha vida. E o que acho mais impressionante nisso tudo é que, quanto mais gratos nós somos pelo que temos mais a nossa vida se enche de alegria e de prosperidade, em tudo, na família, no trabalho, nas finanças, nos relacionamentos, na saúde do corpo, etc. A gratidão tem o poder de mexer com tudo isso. Eu escrevi outro texto também falando sobre a gratidão na nossa vida e no quanto ela pode nos ajudar a estar sempre bem…

buscar-estar-sempre-bem

Faça esse exercício! Acorde de manhã e diga: “Obrigado por estar vivo e ter a oportunidade de viver um grande dia de muitas vitórias e conquistas!”. Saia de casa para o trabalho e dê um beijo e um abraço nos seus pais, ou esposo, esposa, filhos, avô, avó dizendo para si: “Obrigado por ter em minha vida essas pessoas maravilhosas que me amam de verdade, do jeito que sou”. Chegue ao trabalho desejando bom dia a todos, mesmo que não lhe respondam e diga para si: “Obrigado por estar trabalhando e poder ser útil para as pessoas. Obrigado por ter saúde e disposição para trabalhar”. Quando receber o seu salário agradeça dizendo: “Obrigado por esse salário, que eu faça bom proveito desse dinheiro conquistado pelo fruto do meu trabalho. Que essa benção se multiplique para mim e para meus irmãos”. Quando for dormir, agradeça a Deus por ter vivido um grande dia de trabalho e feito bem o seu dever e diga: “Obrigado por ter a oportunidade de descansar confortavelmente nessa cama macia e acolchoada, com um quarto arejado e uma bela casa onde me sinto protegido”. E dessa forma seguir a vida, sempre agradecendo por tudo que já conquistou.

Outra coisa que faz a vida se tornar muito mais bonita é agradecer pela felicidade dos outros. A pessoa que mais sai ganhando é você mesmo. Porque agradecendo pela felicidade dos outros, você vai estar pouco a pouco tirando do seu coração um sentimento muito deletério, a INVEJA. Quando você vir alguém muito bem sucedido na vida agradeça e diga: “Essa pessoa fez por merecer tudo que tem. É um grande exemplo de pessoa. Eu vou fazer o mesmo. Vou procurar crescer mais e mais na vida, para também ser tão bem sucedido quanto ela”. Percebe como é a lógica de uma pessoa que usa o discurso da gratidão? As pessoas que usam esse discurso verdadeiramente só têm um destino, o sucesso e a felicidade. Sei que é isso que você quer. Então aprenda a utilizar esse grande poder chamado gratidão. Logo a sua vida será outra e você vai ficar impressionado com a reviravolta positiva que a sua vida irá tomar.

* Para ouvir a leitura desse texto basta clicar [aqui]

 

5 Comentários

Arquivado em Uncategorized

5 Respostas para “As pedras da gratidão

  1. Marielle Costa

    Meu querido primo, muito obrigada pelas mensagens motivadoras que você sempre nos presenteia! Sou grata a Deus por isso! Que Deus te abençoe! 🙂

  2. Crasso

    Ótimo texto, quando nossos corações se enchem de gratidão não sobra espaço para o negativismo, e inveja.

  3. maridalva

    eu já li muitos sobre estes assuntos e cheguei a conclusão que é tudo bobagem,quer subir na vida trabalhe e só.

    • Respeito a sua opinião Maridalva, mas eu penso bem diferente. Subir na vida está profundamente ligado aos nossos relacionamentos. Quanto melhores e mais profundos são os nossos relacionamentos como um todo, mais crescemos na vida. Minha definição de sucesso é o quanto de bem eu pude semear ao maior número de pessoas. Trabalhar apenas por trabalhar me parece algo meio vazio de sentido. Se apenas trabalhando subíssemos na vida, não veríamos tanta gente subempregada, trabalhando 10 – 12h por dia para ganhar pouco mais de um salário mínimo.
      Acredite! Quanto mais agradecemos pelas pessoas maravilhosas que surgem no nosso caminho, mais a gente cresce de verdade.
      Grande abraço querida!

Deixe um comentário