O ego do ser humano- Parte 2

Por Isaias Costa

No post passado eu expliquei o que é o ego através de alguns exemplos e falei que ele é intrínseco do ser humano, ou seja, não existe um único ser humano nessa face da terra que não tenha ego. Hoje eu vou falar de algumas coisas que podem ajudar demais a lidar com o ego.

Figura8

A principal coisa que se pode fazer para lidar bem com o ego acredito que seja viver o AGORA. O ego vive e sobrevive do futuro e do passado. Pode parar um pouquinho para analisar! Sempre o ego tem relação com eles e não com o presente, com o agora. Se você viver bem o momento presente vai se surpreender consigo mesmo. Porque o ego não vai mais ter tanto poder sobre você. Cada vez mais eu tenho procurado viver essa dinâmica na minha vida. Viver o hoje, o agora. Eu escrevi um texto interessante falando sobre o poder do agora. É um poder imenso, que pode mudar nossa vida para sempre…

https://paralemdoagora.wordpress.com/2012/12/07/aqui-e-agora/

Todos os exemplos que dei no post passado são provados por isso. Veja! Se no caso do ventilador o homem dissesse rapidamente que iria contratar um técnico estaria vivendo o agora com intensidade e não sofreria com seu ego inflamado. O homem perdido no trânsito da mesma forma, se ele estivesse vivendo o agora não se estressaria e nem estressaria os seus amigos que estavam na carona. O caso do rapaz galanteador, se ele vivesse o agora com intensidade faria era rir da situação dizendo: “Aquela garota deixou de ficar com esse dindin de coco aqui! É uma pena! Perdeu uma grande oportunidade”. Logo, levaria tudo na esportiva e tentaria conquistar outra garota. Portanto amigos. Vamos aprender a viver o agora!

A outra coisa que ajuda muito a lidar bem com o ego é NÃO CRIAR EXPECTATIVA com nada. Porque a expectativa e a decepção andam de mãos dadas. A qualquer momento pode haver a decepção para uma pessoa que espera demais de algo ou de alguém. Vou deixar uma frase que se você só ler uma vez pode até pensar que ela é banal, mas ela traz um poder incrível, que pode mudar a vida das pessoas. Pegue essa frase e anote em algum lugar importante! Ela é pequena, mas muito profunda e eficaz. Uma frase de Saul Gorn que diz: “Sempre espere ficar desapontado. E você não ficará”. Isso serve principalmente para relacionamentos amorosos. Não criar muita expectativa da pessoa amada é algo que requer amadurecimento, porque quando não se espera demais dela, será muito mais fácil lidar com ela quando os seus defeitos começarem a vir à tona, do que quando se espera demais e se decepciona. Neste segundo caso o ego vem em doses cavalares, vem pra fazer uma baita fogueira de São João, e quase sempre esse ego vem acompanhado de muito sofrimento de ambas as partes.

Agora vem a parte mais humana do EGO. Não sei se você já parou pra pensar nas palavras EGO e EGOÍSMO. São parecidas não é? Pois é. Elas são parecidas porque tem a mesma origem. O EGO está relacionado com aquele interesse de colocar as coisas pessoais como prioridade. E o que é o egoísmo senão esta mesma coisa? Por isso que essas palavras são tão parecidas. Eu acredito plenamente que para lidar bem com o ego devemos desenvolver a HUMILDADE, sairmos do nosso mar de orgulho e prepotência, porque isso só leva à infelicidade e à incompletude. Veja a infelicidade dos exemplos que dei! O super homem do ventilador ficou mais feliz por perder um dia inteiro querendo dar uma de “senhor sabe tudo”? O otário do carro ficou mais feliz porque se achava um mapa ambulante? O rapaz galanteador ficou mais feliz por querer matar com um fuzil a garota que lhe deu um fora? Garanto que não! Se todos eles tivessem desenvolvido a humildade levariam estas situações com muita tranquilidade e serenidade. Fica a dica para todos. Vamos ser mais humildes!

Sai daqui! É tudo meu! Só meu!

Sai daqui! É tudo meu! Só meu!

Não estou querendo dizer que existem fórmulas pra lidar com o ego, porque definitivamente não existem. Até mesmo o grande psicanalista Freud, que tanta fala sobre o ego afirmava isso! Quanto mais eu! Só quero dizer a você que costumo fazer isso e me ajuda demais. Quem me conhece sabe que é a coisa mais difícil eu sair por aí gritando ou dando vexame nos cantos, eu não faço isso porque trabalho o meu ego todos os dias. Que tal você experimentar fazer um pouco do que citei aqui? Acredito que logo logo você vai ver alguma mudança na vida, e verá que o ego não vai mais vir com carga total, dominando seus pensamentos e atitudes…

* Para ouvir a leitura desse texto basta clicar [aqui]

Deixe um comentário

Arquivado em Uncategorized

Deixe um comentário