Eu erro: logo existo- Parte 2

Por Isaias Costa

00

Ontem eu deixei um vídeo da jornalista e escritora Kathryn Schulz falando sobre o erro e hoje vou expor as minhas considerações a respeito desse tema.

https://paralemdoagora.wordpress.com/2013/04/04/eu-erro-logo-existo-parte-1/

Intitulei o post como “Eu erro: logo existo”, frase de Santo Agostinho, porque essa foi a frase que mais me impactou e que mais resume o sentido do erro na vida do ser humano. O erro é muito importante para o nosso crescimento em todos os sentidos: social, familiar, nos relacionamentos, na carreira profissional, etc. Sem os erros muito provavelmente seriamos todos infelizes, porque levaríamos uma vida “perfeitinha”. E só de pensar em uma vida “perfeitinha” já me dá um “frivião”, como diriam alguns. O erro faz com que tomemos atitudes diferentes, faz com que enxerguemos coisas que não enxergávamos antes, ajuda no amadurecimento, aumenta a nossa bagagem de histórias pessoais, faz com que tenhamos uma visão mais ampla da vida, do mundo, das pessoas, da sociedade, tudo isso e muito mais.

Mas a ideia principal eu não disse ainda. O erro mexe profundamente no nosso EGO. É aqui que o bicho pega! O ser humano é cheio de orgulhos e mais orgulhos, e quando erramos é difícil reconhecer o erro. Quanto mais imatura for uma pessoa, mais difícil para ela é assumir o seu erro. Na realidade, o amadurecimento é um processo que leva muito tempo, leva a vida inteira. E a frase de Santo Agostinho é perfeita também porque a palavra EXISTIR é muito profunda. As pessoas que são “perfeitinhas” são tão chatas e intolerantes que elas passam pela vida de um jeito que não deixa marcas, e isso é terrível, decepcionante e deprimente. Ainda vou postar um texto em que trato desse assunto dos “perfeitinhos” com mais detalhes, a maior parte dessas pessoas faz parte de um grupo de indivíduos conhecidos como LAMENTADORES. Aguarde… Futuramente o postarei aqui.

Não adianta meu amigo! Um dia você vai cair do cavalo. Quer queira, quer não!

Não adianta meu amigo! Um dia você vai cair do cavalo. Quer queira, quer não!

Agora vou falar outra coisa muito legal que conclui filosofando sobre as músicas do meu grande ídolo Raul Seixas. Esse cara me inspira demais, suas ideias são simplesmente revolucionárias. Em uma das suas músicas mais famosas ele diz isso aqui: “É você olhar no espelho e sentir um grandessíssimo idiota, saber que é humano, ridículo, limitado e que só usa 10% de sua cabeça animal…”. O que o Raul transmitiu com essas palavras fez toda a diferença para ele se tornar um verdadeiro mito e compor mais de 200 canções. Sabe por que? Porque ele tinha muita convicção de que o ser humano é limitado. E sabendo disso ele jamais permitiu que seu ego falasse mais alto que seu coração, seus desejos, seus sonhos, expectativas, etc. Inclusive aplico diariamente essa ideia dele na minha própria vida, essa ideia tem uma profunda relação com a criatividade e com a arte. Muitas pessoas seguem carreiras artísticas, e escrever também é uma carreira artística. As pessoas que são escritoras devem se policiar o tempo todo para que o EGO não sobressaia sobre o coração, porque se isso acontecer toda a criatividade para escrever se esvai, ou os escritos deixarão de atingir o público alvo, porque serão apenas palavras jogadas ao vento. Você entende o que estou querendo dizer? Em outras palavras é como se dissesse assim: “Eu sou foda! Sou o melhor escritor do mundo!…”. Se eu dissesse um absurdo desses, mesmo que apenas na minha mente, pode ter certeza que eu deixaria de ser escritor bem rapidinho, porque estaria completamente dominado pelo meu EGO, e o ego é um dos maiores destruidores da CRIATIVIDADE e da ARTE.

Por que você acha que existem tantas bandas ou cantores que vivem apenas os seus “15 minutos de fama”? Algumas vezes é por incompetência, eu sei. Mas muitas vezes é porque elas se deixam levar pela fama e o sucesso que chegam subitamente, e esta fama faz com que o EGO prevaleça sobre a criatividade, então seus compositores não conseguem mais compor músicas novas, e não compondo músicas novas acabam caindo no esquecimento e por fim, vem o desastre total, quando perdem a tão sonhada fama de 15 minutos, o prestígio e o reconhecimento. Bate uma frustração sem fim e muitos resolvem seguir outras carreiras que não a música. Não vou citar nomes para não ser indelicado, mas você com certeza deve conhecer vários cantores e bandas que só viveram seus 15 minutos de fama. Vou deixar uma linda canção de um jovem senhor que sempre entendeu o que estou falando e por isso compõe lindas músicas até hoje, com 51 anos de carreira, um verdadeiro exemplo para todos nós, estou falando do meu amigo Erasmo Carlos, grande Erasmo! Esse cara é O CARA!

A você que me lê agora, se pretende seguir algum tipo de carreira artística tenha bem introjetado em sua mente as belíssimas palavras do mestre Raul Seixas. “É você olhar no espelho e sentir um grandessíssimo idiota, saber que é humano, ridículo, limitado e que só usa 10% de sua cabeça animal…”. Eu garanto a você que seu cérebro trabalhará sempre bem, tudo conspirará a seu favor, e pode até acontecer algo fabuloso. O quê? Você pode se tornar um mito, como aconteceu com o Raul. Ele não se achava o bichão, o fodão. E isso foi o que fez ele ser tão grande. Ele errava muito, mas assumia seus erros de frente, sem medo, tinha humildade para reconhecê-los. Uma vez até fiz uma breve reflexão sobre uma de suas músicas em que ele expõe a sua fragilidade com muita sinceridade, uma música linda e cheia de ensinamentos. Confira…

https://paralemdoagora.wordpress.com/2012/12/17/a-fortaleza-que-se-chama-familia/

Enfim. Vamos aprender que não somos perfeitos, somos seres humanos e erramos muito, muito, muito. E reconhecer esses erros de frente, de cabeça erguida, com o propósito de melhorar, de crescer, e com o nosso crescimento poderemos ajudar outras pessoas e a própria sociedade…

Deixe um comentário

Arquivado em Uncategorized

Deixe uma resposta

