A mais nobre de todas as virtudes

Por Isaias Costa

jesus manso e humilde de coração

Eu sou um profundo admirador e seguidor de Jesus Cristo. Eu acredito que os seus ensinamentos para a humanidade são eternos e podem ser aprendidos e seguidos por todos, não importando qual religião siga. Os ensinamentos e, principalmente, o seu testemunho de vida, são extraordinários e podem fazer a humanidade se tornar bem melhor e mais harmonizada.

Uma das maiores virtudes de Jesus era a humildade, o que acredito ser a mais nobre das virtudes. Uma pessoa humilde cresce um pouquinho mais a cada dia e melhor que isso, seu testemunho arrasta outras pessoas junto, de forma que se tornem melhores do que já são.

Para refletir sobre essa nobre virtude, quero compartilhar um dos melhores textos que já li a respeito desse tema. Um texto de autoria desconhecida chamado “Humildade x Orgulho”.

A verdadeira humildade é firme, segura, sóbria e jamais compartilha com a hipocrisia ou com a pieguice. A humildade é a mais nobre de todas as virtudes, pois somente ela predispõe o seu portador à sabedoria real. O contrário de humildade é orgulho, porque o orgulhoso nega tudo o que a humildade defende. O orgulhoso é soberbo, julga-se superior e esconde-se por trás da falsa humildade ou da tola vaidade. Alguns exemplos talvez tornem mais claras as nossas reflexões.

Quando uma pessoa humilde comete um erro, diz “eu me equivoquei”, pois sua intenção é de aprender, de crescer. Mas quando uma pessoa orgulhosa comete um erro, diz: “não foi minha culpa”, porque se acha acima de qualquer suspeita.
A pessoa humilde enfrenta qualquer dificuldade e sempre vence os problemas. A pessoa orgulhosa dá desculpas, mas não dá conta das suas obrigações e pendências. Uma pessoa humilde se compromete e realiza.

Uma pessoa orgulhosa se acha perfeita. A pessoa humilde diz: “eu sou bom, porém não tão bom quando gostaria de ser”. A pessoa humilde respeita aqueles que lhe são superiores e trata de aprender algo com todos. A orgulhosa resiste àqueles que lhe são superiores e trata de pôr-lhes defeitos.

O humilde sempre faz algo mais, além da sua obrigação. O orgulhoso não colabora e sempre diz: “eu faço o meu trabalho”.

Uma pessoa humilde diz: “deve haver uma maneira melhor para fazer isto, e eu vou descobrir”. A pessoa orgulhosa afirma: “sempre fiz assim e não vou mudar meu estilo”.

A pessoa orgulhosa não aceita críticas, a humilde está sempre disposta a ouvir todas as opiniões e a reter as melhores. Quem é humilde cresce sempre, quem é orgulhoso fica estagnado, iludido na falsa posição de superioridade.

O orgulhoso se diz cético, por achar que não pode haver nada no universo que ele desconheça, o humilde reverencia o criador todos os dias porque sabe que há muitas verdades que ainda desconhece. Uma pessoa humilde defende as ideias que julga nobres, sem se importar de quem elas venham. A pessoa orgulhosa defende sempre suas ideias, não porque acredite nelas, mas porque são suas.

Enfim, como se pode perceber, o orgulho é grilhão que impede a evolução das criaturas. A humildade é a chave que abre as portas da perfeição. Pense nisso!

* Para ouvir a leitura desse texto basta clicar [aqui]

Anúncios

3 Comentários

Arquivado em Uncategorized

3 Respostas para “A mais nobre de todas as virtudes

  1. Vania Lucia Aguiar

    Isaias, concordo plenamente com você.
    A humildade é a única sabedoria verdadeira pela qual nós preparamos nossas mentes para todas as possíveis mudanças da vida.
    O orgulho divide os homens; a humildade une-os.
    A humildade te um significado muito diferente do ato de humilhar-se.

  2. rosângela

    A intenção deste comentários é somente para te agradecer por poder compartilhar seus conhecimentos. Tudo o que li até o momento é maravilhoso. Postei vários escritos no facebook.

    • Muito obrigado Rosângela! Que as minhas palavras sirvam para fazer o bem a você e seus amigos. O meu desejo é que todos nós cresçamos juntos em consciência e amor. Essa era a principal mensagem do mestre Jesus Cristo e escrevo para lançar pequenas sementinhas que produzirão lindos frutos repletos de amor. Grande abraço!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s