Para que serve o conhecimento?

Por Isaias Costa

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Hoje eu vou fazer um grande questionamento a partir de um belíssimo texto que li outro dia. Para que serve o conhecimento?

“Um professor, muito culto e preparado, com vários doutorados, resolveu certo dia, passear. Alugou um pequeno barco para conhecer a paisagem em volta da cidade. Durante o caminho estabeleceu uma orgulhosa conversa com um pescador:
– Você sabe ler e escrever?
– Não senhor, eu não sei. Respondeu com sinceridade o pescador.
Com ar de superioridade, o professor disse:
– Você perdeu metade de sua vida por não saber ler e escrever.
Cabisbaixo, um pouco humilhado, o pescador continuou o percurso. Mas o professor não parava de perguntar:
– Você entende de negócios, política?
E o pobre pescador respondia:
– Não senhor. Só entendo de peixe.
Ironicamente o professor diz:
– Você perdeu mais uma parte de sua vida.
Nesse momento, no meio do rio, uma pedra atinge o barco e o pescador perguntou:
– Você sabe nadar?
– Não. Respondeu o professor.
– Pois então o senhor perdeu a vida toda, o barco está afundando.
Quantas vezes nos preocupamos em fazer cursos, ter conhecimentos, falar diversas línguas, estar sempre bem informados, mas… esquecemos do essencial. Não adianta sabermos tanto e não sermos nada!!!”.

Eu achei essa estória brilhante! Ela tem muito a ensinar. O principal ensinamento dela é sobre o CONHECIMENTO. Ele serve para que, afinal? Ele serve para sermos cada vez mais HUMANOS, para sairmos de nossa ignorância e mergulharmos em mares mais profundos. Ao contrário do que a maioria das pessoas faz, o saber deve aguçar em nós o valor da HUMILDADE. Quanto mais conhecimento eu tenho mais humilde devo ser, porque esse conhecimento não é meu, não é pra mim, ele deve ser compartilhado e utilizado para a melhoria do mundo e das pessoas. Se você o utiliza para ser alguém PEDANTE, como o professor dessa estorinha. Acabou meu amigo! A sua ruína já se iniciou e você vai terminar os seus dias como “só mais um na multidão”, seu nome jamais será lembrado, ninguém sentirá a sua falta e talvez até mesmo no seu velório e enterro terá a companhia de urubus e gatos famintos. É isso que você quer para a sua vida? Quer ser um Zé ninguém? É isso que você será se for um pedante que humilha os outros…

Adoro as palavras de Jesus que sei que você conhece muito bem: Bem aventurados os humildes, porque deles é o reino dos céus…. Como Jesus era sábio! Ele sabia da existência desses indivíduos inferiores e por isso afirmou com tanta veemência essas palavras. O reino dos céus é para aqueles que se fazem PEQUENOS. Os humildes. Vamos aprender com o mestre Jesus! Existe uma oração que é vastamente conhecida e muitos deletam de suas vidas, mas que traz tantos ensinamentos e tanta verdade! “Jesus, manso e humilde de coração! Fazei o meu coração semelhante ao vosso”. Eu não sou de sair por aí repetindo essa oração! Não! Eu a tenho dentro do meu coração. Não preciso ser como um papagaio repetindo-a, mas posso garantir que ela é muito verdadeira. Se você quiser ser manso e humilde como Jesus, pode ter certeza de que irá mudar a sua vida PARA SEMPRE.

A mais nobre de todas as virtudes

O professor dessa estória pode ser comparado até com uma bela música do Gabriel, o Pensador, chamada “O resto do mundo”. Tem uma frase dela que diz: “Eu sou o resto, o resto do mundo. Eu sou mendigo, um indigente, um indigesto, um vagabundo. Eu sou o resto, eu não sou ninguém. Eu não sou nada, eu não sou gente, eu sou o resto do mundo”. Nessa música o Gabriel fala de um cara que nunca teve oportunidades na vida e que sempre foi tratado como um lixo, mas o que eu digo é o seguinte. O rapaz da música NÃO É NADA DISSO. Muito pelo contrário! Ele é grande e com certeza alcançará o reino dos céus. Deus vai estar esperando por ele de braços abertos quando ele fizer a passagem e será recebido com pompas e festas, tudo aquilo que não teve enquanto esteve na terra. Diferente desse professor, que é um pedante, um verdadeiro RESTO DO MUNDO. Para mim, isso é que é ser o resto do mundo. Alguém que não respeita os outros e se acha superior. Ele é que é um mendigo, um indigente, um indigesto, um vagabundo…

Antes de concluir quero falar do maior pescador da história da humanidade. SÃO PEDRO. Um grande exemplo de homem, analfabeto e só entendia de peixes, mas que foi escolhido pelo mestre Jesus para receber as chaves do céu. Será que isso é pouco? Ele recebeu esse prêmio por causa da sua SABEDORIA e HUMILDADE. A sua personalidade é tão forte e tão bonita que eu não poderia deixar de escrever sobre ele. Postei há um tempo um texto falando sobre a sua personalidade. Leia! Com certeza você vai gostar de conhecer um pouco da história deste imenso homem…

Grandes virtudes do apóstolo Pedro

Para que serve o conhecimento? Serve para fazermos o bem ao próximo, para sermos mais solidários, solícitos, prestativos, tolerantes, amáveis, honestos, misericordiosos… Se o conhecimento não fosse para isso seria muito melhor que todos nós fossemos analfabetos.

Enfim amigos. Essa é a mensagem que quero transmitir. Vamos aprender que o conhecimento é para nos tirar da nossa ignorância, do nosso orgulho, prepotência, soberba, e nos levar ao encontro dos irmãos. Para fazer esse mundo ser um lugar melhor de se viver. E outra coisa! Nunca queira humilhar os outros! Esse é um tiro que sai pela culatra, pode ter certeza disso. A sua queda será algo indescritível e você correrá o risco de nunca se reerguer. Preste muita atenção nessas palavras e nesse pequeno texto que transcrevi que é tão rico de ensinamentos…

* Para ouvir a leitura desse texto basta clicar [aqui]

5 Comentários

Arquivado em Uncategorized

5 Respostas para “Para que serve o conhecimento?

  1. Osvaldo

    Ótimo post. E o texto inicial é hilário!

  2. Adriano Roberto Da Silva

    “O ser Humilde nao e ser o fracassado e simplesmente ser o respeitado “

  3. Jussemara Costa de Souza

    Amei esse texto sobre o valor do conhecimento, usa lo sempre p edificar nosso semelhante,ajudar e não p exibir…… Parabéns comecei a ler seus textos recentemente e está me ajudando muito!!!!! São uma lição de vida!

  4. Caroline maria da silva

    O conhecimento vai alem de ser inteligente alem de gostar de ler. Acho que o conhecimento vem de nos mesmo, cada mente um pensamento diferente cada pessoa decide se usa seu conhecimento para se tornar uma pessoa melhor ou pior.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s