Para que serve o conhecimento?

Por Isaias Costa

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Hoje eu vou fazer um grande questionamento a partir de um belíssimo texto que li outro dia. Para que serve o conhecimento?

“Um professor, muito culto e preparado, com vários doutorados, resolveu certo dia, passear. Alugou um pequeno barco para conhecer a paisagem em volta da cidade. Durante o caminho estabeleceu uma orgulhosa conversa com um pescador:
– Você sabe ler e escrever?
– Não senhor, eu não sei. Respondeu com sinceridade o pescador.
Com ar de superioridade, o professor disse:
– Você perdeu metade de sua vida por não saber ler e escrever.
Cabisbaixo, um pouco humilhado, o pescador continuou o percurso. Mas o professor não parava de perguntar:
– Você entende de negócios, política?
E o pobre pescador respondia:
– Não senhor. Só entendo de peixe.
Ironicamente o professor diz:
– Você perdeu mais uma parte de sua vida.
Nesse momento, no meio do rio, uma pedra atinge o barco e o pescador perguntou:
– Você sabe nadar?
– Não. Respondeu o professor.
– Pois então o senhor perdeu a vida toda, o barco está afundando.
Quantas vezes nos preocupamos em fazer cursos, ter conhecimentos, falar diversas línguas, estar sempre bem informados, mas… esquecemos do essencial. Não adianta sabermos tanto e não sermos nada!!!”.

Eu achei essa estória brilhante! Ela tem muito a ensinar. O principal ensinamento dela é sobre o CONHECIMENTO. Ele serve para que, afinal? Ele serve para sermos cada vez mais HUMANOS, para sairmos de nossa ignorância e mergulharmos em mares mais profundos. Ao contrário do que a maioria das pessoas faz, o saber deve aguçar em nós o valor da HUMILDADE. Quanto mais conhecimento eu tenho mais humilde devo ser, porque esse conhecimento não é meu, não é pra mim, ele deve ser compartilhado e utilizado para a melhoria do mundo e das pessoas. Se você o utiliza para ser alguém PEDANTE, como o professor dessa estorinha. Acabou meu amigo! A sua ruína já se iniciou e você vai terminar os seus dias como “só mais um na multidão”, seu nome jamais será lembrado, ninguém sentirá a sua falta e talvez até mesmo no seu velório e enterro terá a companhia de urubus e gatos famintos. É isso que você quer para a sua vida? Quer ser um Zé ninguém? É isso que você será se for um pedante que humilha os outros…

Adoro as palavras de Jesus que sei que você conhece muito bem: Bem aventurados os humildes, porque deles é o reino dos céus…. Como Jesus era sábio! Ele sabia da existência desses indivíduos inferiores e por isso afirmou com tanta veemência essas palavras. O reino dos céus é para aqueles que se fazem PEQUENOS. Os humildes. Vamos aprender com o mestre Jesus! Existe uma oração que é vastamente conhecida e muitos deletam de suas vidas, mas que traz tantos ensinamentos e tanta verdade! “Jesus, manso e humilde de coração! Fazei o meu coração semelhante ao vosso”. Eu não sou de sair por aí repetindo essa oração! Não! Eu a tenho dentro do meu coração. Não preciso ser como um papagaio repetindo-a, mas posso garantir que ela é muito verdadeira. Se você quiser ser manso e humilde como Jesus, pode ter certeza de que irá mudar a sua vida PARA SEMPRE.

A mais nobre de todas as virtudes

O professor dessa estória pode ser comparado até com uma bela música do Gabriel, o Pensador, chamada “O resto do mundo”. Tem uma frase dela que diz: “Eu sou o resto, o resto do mundo. Eu sou mendigo, um indigente, um indigesto, um vagabundo. Eu sou o resto, eu não sou ninguém. Eu não sou nada, eu não sou gente, eu sou o resto do mundo”. Nessa música o Gabriel fala de um cara que nunca teve oportunidades na vida e que sempre foi tratado como um lixo, mas o que eu digo é o seguinte. O rapaz da música NÃO É NADA DISSO. Muito pelo contrário! Ele é grande e com certeza alcançará o reino dos céus. Deus vai estar esperando por ele de braços abertos quando ele fizer a passagem e será recebido com pompas e festas, tudo aquilo que não teve enquanto esteve na terra. Diferente desse professor, que é um pedante, um verdadeiro RESTO DO MUNDO. Para mim, isso é que é ser o resto do mundo. Alguém que não respeita os outros e se acha superior. Ele é que é um mendigo, um indigente, um indigesto, um vagabundo…

Antes de concluir quero falar do maior pescador da história da humanidade. SÃO PEDRO. Um grande exemplo de homem, analfabeto e só entendia de peixes, mas que foi escolhido pelo mestre Jesus para receber as chaves do céu. Será que isso é pouco? Ele recebeu esse prêmio por causa da sua SABEDORIA e HUMILDADE. A sua personalidade é tão forte e tão bonita que eu não poderia deixar de escrever sobre ele. Postei há um tempo um texto falando sobre a sua personalidade. Leia! Com certeza você vai gostar de conhecer um pouco da história deste imenso homem…

Grandes virtudes do apóstolo Pedro

Para que serve o conhecimento? Serve para fazermos o bem ao próximo, para sermos mais solidários, solícitos, prestativos, tolerantes, amáveis, honestos, misericordiosos… Se o conhecimento não fosse para isso seria muito melhor que todos nós fossemos analfabetos.

Enfim amigos. Essa é a mensagem que quero transmitir. Vamos aprender que o conhecimento é para nos tirar da nossa ignorância, do nosso orgulho, prepotência, soberba, e nos levar ao encontro dos irmãos. Para fazer esse mundo ser um lugar melhor de se viver. E outra coisa! Nunca queira humilhar os outros! Esse é um tiro que sai pela culatra, pode ter certeza disso. A sua queda será algo indescritível e você correrá o risco de nunca se reerguer. Preste muita atenção nessas palavras e nesse pequeno texto que transcrevi que é tão rico de ensinamentos…

* Para ouvir a leitura desse texto basta clicar [aqui]

5 Comentários

Arquivado em Uncategorized

5 Respostas para “Para que serve o conhecimento?

  1. Osvaldo

    Ótimo post. E o texto inicial é hilário!

  2. Adriano Roberto Da Silva

    “O ser Humilde nao e ser o fracassado e simplesmente ser o respeitado “

  3. Jussemara Costa de Souza

    Amei esse texto sobre o valor do conhecimento, usa lo sempre p edificar nosso semelhante,ajudar e não p exibir…… Parabéns comecei a ler seus textos recentemente e está me ajudando muito!!!!! São uma lição de vida!

  4. Caroline maria da silva

    O conhecimento vai alem de ser inteligente alem de gostar de ler. Acho que o conhecimento vem de nos mesmo, cada mente um pensamento diferente cada pessoa decide se usa seu conhecimento para se tornar uma pessoa melhor ou pior.

Deixe um comentário