Eleva o pensamento

Por Isaias Costa

tempo-perdido1

Hoje vou fazer uma pequena reflexão sobre um dos textos mais bonitos que li na vida, atribuído a Santa Teresa de Ávila e que foi musicado pela irmã Kelly Patrícia, o texto e a música se chamam “Eleva o pensamento”.

Eleva o pensamento, ao céu sobe
por nada te angusties, nada te perturbe.
A Jesus Cristo segue com coração grande
e venha o que vier, nada te espante.
Vês a glória do mundo? É glória vã,
nada tem de estável, tudo passa!
Nada te perturbe, nada te espante, tudo passa!
Aspira às coisas celestes, que sempre duram.
Fiel e rico em promessas, DEUS não muda.
Ama-O como merece, bondade imensa
mas não há verdadeiro amor sem a paciência.
A confiança e fé viva mantém a alma.
Quem crê e espera, tudo alcança.
DEUS não muda! A paciência tudo alcança!
Do inferno acoçado embora se veja
Enganará seus furores quem a DEUS tem
Que lhe venham desamparos, cruzes e desgraças
Sendo DEUS o seu tesouro, nada lhe falta.
Ide, pois, bens do mundo, pois tudo é nada
Ainda que tudo percas, só DEUS basta!
Quem a DEUS tem, nada lhe falta. Só DEUS basta!

Ao contrário do que muitos pensam, este texto não é apenas católico, mas é UNIVERSAL, pois ele fala sobre um amor universal, o amor de Deus. E a sabedoria da Santa Teresa de Ávila transcende a das pessoas comuns, a sua elevação espiritual pode ser comparada a pessoas como São Francisco de Assis ou São João da Cruz. Os seus escritos são de uma profundidade e beleza indescritíveis. Não importa se você é católico, evangélico, taoista, budista, o que for. Todos nós podemos aprender muito com a sabedoria da Santa Teresa e foi por isso que decidi escrever este post, para transmitir um pouquinho dos ensinamentos dela.

O texto inicia com “Eleva o pensamento”, o pensamento mais elevado é o pensamento divino, focado no espírito. Com ele nós evitamos a angústia e as perturbações. Em seguida ela diz: “Vês a glória do mundo? É glória vã, nada tem de estável, tudo passa! Nada te perturbe, nada te espante, tudo passa!”. É aqui que está a mensagem mais bonita e profunda desse texto. Nestas frases ela fala das INSATISFAÇÕES do ser humano. É aquela questão da “medida insaciável”, o homem está sempre insatisfeito, sempre falta alguma coisa, nunca está 100% feliz e realizado, nunca tem dinheiro suficiente, amor suficiente, status e prestígio suficiente, sexo suficiente, roupas e calçados suficientes etc. O ser humano sempre quer mais e mais. Isso faz parte da sua natureza. Por isso que ela fala nada tem de estável, tudo passa! Porque todos os desejos humanos e mundanos são INSTÁVEIS. A glória do mundo é uma gloria vã, mas acredito que mais de 90% das pessoas querem essa glória, que tem uma profunda relação com a VAIDADE. Quando se chega na vaidade o bicho pega, porque se trata de uma das maiores fragilidades humanas, e segundo o professor Leandro Karnal, é a maior fragilidade humana e o maior pecado, pois leva a todos os outros pecados. Recomendo fortemente que assista a esse vídeo, em que ele trata da questão da vaidade.

No final do texto ela diz: “Ainda que tudo percas, só DEUS basta! Quem a DEUS tem, nada lhe falta. Só DEUS basta!”. Se você entender bem essas palavras pode mudar a sua vida para sempre. O que ela quer dizer com essas palavras? Ela quer dizer que a única coisa ETERNA e INTRÍNSECA de todo e qualquer ser humano é o amor de Deus. Deus não está em igrejas, não está em templos, não está em reza de terços, penitências, nada disso. Deus é uma energia, e essa energia está dentro de você. E se você por em prática essas palavras universais da Santa Teresa terá a experiência mais sublime do amor de Deus. Talvez algumas pessoas leiam isso e fiquem chocadas, mas essa é a mensagem da Santa Teresa, uma mensagem para todos, não importando qual religião siga.

Portanto amigos. Vamos elevar o pensamento, aspirar as coisas celestes e vivenciar a glória divina. Esse é o meu maior desejo para você! E para concluir, vou deixar o link com a belíssima canção da irmã Kelly Patrícia…

* Para ouvir a leitura desse texto basta clicar [aqui]

Deixe um comentário

Arquivado em Uncategorized

Deixe um comentário