Pessoas reclamonas

Por Isaias Costa

autoajudadodia-por-@luizavoll-500x500

Existe um tipo de pessoa que está presente em absolutamente todos os lugares, em maior ou menor número, mas sempre está presente. São as pessoas reclamonas. Quem são elas?

Estas são as pessoas que passam a maior parte do tempo reclamando de tudo e de todos, são pessoas com uma inquietação interior sem medida, que têm uma enorme dificuldade em aquietar, em viver o momento presente, em se alegrar e rir de pequenas coisas, de rir de si mesmas. São sérias e tagarelas, o silêncio é quase uma tortura para elas.

Quero falar um pouco sobre a minha última experiência profissional. Eu estava trabalhando como professor em um colégio do Estado, e você sabe que a realidade do ensino público é terrível não é? Pois é! O que aconteceu? Quase todos os meus colegas professores eram reclamões. Estavam o tempo todo falando do salário baixo, dos atrasos nos salários, dos alunos desinteressados, das muitas obrigações, da grosseria de alguns alunos etc. etc.

E como eu já falei diversas vezes aqui, eu sou um amante do silêncio e na maior parte do tempo ficava apenas ouvindo tantas reclamações. Mas aqui eu preciso dizer algo importantíssimo. É impossível, repito, é IMPOSSÍVEL passar ileso por pessoas reclamonas. Quando se está apenas com uma, até que é possível, mas quando se trata de um grupo grande, no qual você faz parte, você será afetado por essa energia lamentadora. Foi o que, infelizmente, aconteceu comigo.

Quando eu menos esperava, lá estava eu também me lamentando. Mas eu parei para pensar e refletir: “Espera aí Isaias! Você está reclamando do que cara?”. Eu fiquei impressionado com a minha reação, porque eu não sou uma pessoa reclamona, pelo contrário, procuro o tempo inteiro ser grato e alegre. Então, alguma coisa deveria ser feita urgentemente para que eu não me tornasse uma pessoa reclamona também.

Já ouviu aquele ditado “O homem é produto do meio?”. Exatamente! O meu perfil e personalidade não estava se encaixando com o ambiente que havia escolhido para trabalhar, e isso estava me fazendo muito mal, de verdade. As minhas melhores energias estavam sendo sugadas, estava ficando cansado, estressado e perdendo a alegria e o “brilho no olho” que são tão próprios da minha natureza.

Então tomei a decisão de sair desse emprego. Se eu ficasse lá por mais tempo, certamente seria acometido por um dos maiores males da humanidade, o CONFORMISMO, que é se acostumar com uma realidade ruim por não conseguir enxergar uma realidade que possa ser melhor.

Se você parar para refletir um pouco, vai perceber que as pessoas reclamonas normalmente também são as acomodadas. Pense se você conhece alguém com esse perfil? Elas estão buscando o crescimento contínuo? Estão procurando aprender coisas novas? Estão inovando o seu modo de trabalhar? Estão com um sorriso pleno no rosto? Acredito que NÃO, e se a resposta é NÃO, é porque estão acomodadas, estão ilhadas nas suas ZONAS DE CONFORTO. Sim! Eu estava em uma zona de conforto, mas fiz questão de sair, e na realidade o que fiz foi dar um “salto no escuro”, pois saí sem ter uma proposta de emprego “certa”. Escrevi recentemente sobre essa minha decisão, e o que estou falando agora está completamente interligado com esse texto. Se você ainda não o leu, recomendo, porque você vai perceber que eu tomei uma decisão acertada, eu decidi isso pensando na minha felicidade e realização pessoal. O link está logo abaixo.

Sem medo de dar um salto no escuro

As pessoas reclamonas exalam uma enorme energia negativa nos ambientes que adentram, e como falei anteriormente, essa energia se espalha e contagia as outras. O que fazer para reverter isso? Simples! É preciso espalhar o seu antídoto. Qual o antídoto das reclamações? A GRATIDÃO. A gratidão também se espalha e faz os ambintes se tornarem bem mais bonitos e harmoniosos. Seja uma pessoa grata! Você tem milhões e milhões de motivos para agradecer todos os dias. O simples fato de estar vivo já é motivo suficiente. Quanto mais você agradece e busca a graça do silêncio, a sua vida se preenche de uma energia incrível, que por onde você for, será percebida pelas pessoas. Falo isso porque acabei de passar por essa experiência e as pessoas olhavam para mim com um olhar curioso, como se eu estivesse “escondendo alguma coisa”, sendo que eu não estava escondendo nada, estava apenas exalando uma energia diferente, incompatível com o local onde estava inserido. Você conseguiu entender o que escrevi agora? Isso é bastante sutil…

Estou falando aqui sobre a minha própria experiência, e tenho certeza que alguns leitores vão se identificar com essas palavras. Vou concluir deixando uma dica preciosa, sempre escute o que o seu coração está dizendo. Eu ouvi o meu e sinto que tomei a melhor decisão. Tenho certeza que você ouvindo o seu também fará o mesmo.

Portanto. As pessoas reclamonas têm as características que enunciei e elas atraem para si pessoas com a mesma energia. Para não ser como elas é preciso ser GRATO, buscar a graça do SILÊNCIO, e claro, fazer e trabalhar com o que se AMA da melhor forma possível. Tenho certeza que se você captar bem essa mensagem, jamais se tornará uma pessoa reclamona e como consequência, terá uma vida muito mais feliz e harmoniosa…

* Para ouvir a leitura desse texto basta clicar [aqui]

5 Comentários

Arquivado em Uncategorized

5 Respostas para “Pessoas reclamonas

  1. Muito legal o seu texto! Me identifiquei bastante, e sei que em breve terei que tomar a minha decisão, dar o tal “salto no escuro”, não tem sido fácil e creio que não será, mas tenho que me movimentar, seguir em frete. Abços

    • Esta decisão não é nem um pouco fácil. Concordo plenamente com você. Mas quero aproveitar para lhe dar uma sugestão: Se apoie nos ombros de gigantes! É isso que tenho procurado fazer e está me ajudando a manter o foco na realização dos meus sonhos e projetos pessoais.
      Sei que você vai conseguir! Mantenha a e a coragem, e vida um dia de cada vez. Tome cada dia como um degrauzinho a mais na conquista dos seus objetivos. Abraço!

  2. Texto muito legal Isaias. Eu logo estarei dando um salto no escuro também. Um grande a e rumo a felicidade sempre!

    • Muita garra e determinação Genário! Não é nada fácil tomar essa decisão, mas ela é necessária, pois a nossa felicidade e realização pessoal deve vir em primeiro lugar sempre…

      • Bom dia meu caro Isaias.
        Muito obrigado pelas as palavras.
        É isso mesmo não é fácil mais eu já estou vendo e planejando bem e já tem até data, mais por enquanto eu não posso dá mais detalhe. Mai se Jesus está comigo ninguém será contra, não é verdade? Um grande abraço!

Deixe um comentário