Que eu procure mais compreender que ser compreendido

Por Isaias Costa

slide_6

Praticamente todas as pessoas conhecem de cor a belíssima oração de São Francisco, mas são pouquíssimas as que aplicam na vida a sabedoria contida em cada frase dela. Se eu escrevesse o significado de cada frase dessa oração nos mínimos detalhes, teria que escrever um texto com dezenas de páginas e a leitura se tornaria cansativa.

Nesse texto, farei uma reflexão a partir de apenas uma das frases dessa oração.

“Senhor, fazei que eu procure mais compreender que ser compreendido”.

A sabedoria contida nesta e em todas as outras frases desta oração são magníficas. Essa frase faz um contraponto entre a postura sábia e a postura ignorante. Vou explicar.

Compreender é algo que só pode ser verdadeiramente vivenciado pelas almas em processo de evolução. Compreender é sair de si mesmo, se desvincular do EGO e ter a empatia para se colocar no lugar do outro, para enxergá-lo sob a sua perspectiva.

Quando eu de fato consigo compreender alguém, eu olho para essa pessoa sabendo que qualquer erro que ela venha a cometer, também pode ser cometido por mim mesmo, então sabendo disso eu fico vigilante, e faço essa autorreflexão.

Porém, na postura contrária, quando eu busco ser compreendido, estou completamente dominado pelo EGO, estou procurando me justificar por tudo que tenha feito ou cometido de errado. As pessoas que querem ser compreendidas o tempo todo são aquelas que não desenvolveram bem a inteligência emocional e buscam a todo custo colocar a culpa por seus erros em algo ou alguém.

Em outras palavras, quem busca ser compreendido normalmente são os que se sentem INJUSTIÇADOS e se comportam como coitadinhos e vítimas das circunstâncias. Isso é muito triste, mas é essa a mensagem que essa oração quer transmitir.

Compreender significa ter amor, compaixão, empatia e sentimento de união com todos os seres.

Ser compreendido significa se comportar como vítima, como um injustiçado, como um coitadinho, como quem tenta se justificar por tudo.

Portanto, precisamos buscar o autoconhecimento incessantemente para termos a postura e sentimentos mais nobres e deixarmos de ter a postura pequena, com sentimentos de vitimismo, de justificativas etc.

Em outros textos, abordarei algumas mensagens contidas nas outras frases desta oração que existe há vários séculos, mas que ainda tem muito a ser interpretada e vivenciada. Essa é uma oração que sempre permanecerá atual, pois ela fala das mais nobres virtudes e sentimentos.

Pense com carinho nestas palavras e procure mais compreender que ser compreendido. O mundo inteiro vai agradecer por essa mudança…

* Sugestão de leitura

Por que devemos amar os nossos inimigos?

Deixe um comentário

Arquivado em Uncategorized

Deixe um comentário