As dificuldades contribuem para o nosso desenvolvimento

384290_148763868602067_1075740091_n

Eu gosto muito de conhecer a raiz das palavras e farei uma breve reflexão sobre uma que todos conhecem, mas poucos são os que atinam para seu profundo significado, a palavra DESENVOLVIMENTO.

Se você prestar atenção nesta palavra e dividi-la em duas, terá o seguinte.

DES + ENVOLVIMENTO

Ou seja, “des” significa negação, retirada, saída e envolvimento significa o comprometimento de um indivíduo com a atividade que está desempenhando.

Agora veja só o bacana! Só é possível que haja qualquer tipo de desenvolvimento quando antes acontece um envolvimento.

E o mais interessante de tudo é perceber que esse envolvimento e desenvolvimento ocorre através de CICLOS.

Esse texto tem certa semelhança com um dos artigos maiores do blog no qual falava sobre isso. Sua ideia complementa de forma incrível o que estou transmitindo aqui. Se você ainda não leu, segue o link abaixo.

Os nossos ciclos de evolução

Em outras palavras. Nós não podemos ficar parados, inertes na vida, se não quisermos parar de nos desenvolver. Eu tomo por mim, hoje me sinto um ser humano bem mais preparado, mais capacitado, mais cheio de recursos, do que há alguns anos, e isso é maravilhoso! Mostra que eu estou progredindo, que eu estou evoluindo.

Porém, isso aconteceu e continua acontecendo porque eu me envolvi em muita coisa e estou sempre me lançando novos desafios cada vez maiores. No momento me coloquei o desafio de ler os livros do senhor Sigmund Freud para entender melhor a mente humana! Nossa! Esse é um desafio e tanto! Estudar os escritos de um homem tão genial como ele não é pra qualquer um, estou gostando demais e está valendo muito a pena!

Esse é só um exemplo. Outro exemplo pessoal bastante enfático é com relação à espiritualidade. Sempre fui um ser humano sedento pela espiritualidade, por entender melhor como é a mente de Deus, de onde viemos, qual é a nossa natureza primordial etc. De tanto buscar entender isso e me aprofundar nessas questões, fui me envolvendo com pessoas, com doutrinas, com livros, com pensamentos dos mais diversos possíveis, e isso expandiu e continua expandindo a minha mente e também as minhas emoções, é claro!

Quero deixar bem claro que em tudo que faço, em todas as experiências que vivo, me coloco como um eterno aprendiz, e digo o mesmo para você que me lê agora. Saiba que, por mais que você estude, por mais que se aprofunde, que conheça muitas teorias, você é um ser humano, alguém cheio de defeitos, de falhas, de questões internas que precisam ser resolvidas e trabalhadas para que você se torne alguém melhor etc.

Ter essa consciência nos ajuda a utilizar o conhecimento como uma ferramenta para crescer na vida e se tornar mais sábio. Esse é meu desejo para cada um dos meus leitores, que cresçam junto comigo nessa consciência, somos e seremos sempre eternos aprendizes.

Assim que se dá o desenvolvimento, e as dificuldades, sofrimentos, angústias, medos, conflitos internos, tudo isso serve para que ultrapassemos esse envolvimento e possamos nos desenvolver.

Percebe como essa ideia é bonita e profunda? Busque a partir de hoje ver as dificuldades como oportunidades de envolvimento e desenvolvimento. Se envolva com elas, viva-as completamente, para em seguida, filtrar seus aprendizados e se desenvolver…

Para concluir, compartilho algumas palavras do mestre Dalai Lama que têm tudo a ver com o que foi exposto nesse texto…

“As dificuldades, nos forçam a exercer uma maior paciência e tolerância na vida diária, na verdade, faz-nos mais fortes e mais robustos. A partir da experiência diária de sofrimento vem uma maior capacidade para aceitar as dificuldades sem perder a sensação de calma interior. Claro, eu não defendo que se busque as dificuldades como um modo de vida, mas apenas gostaria de sugerir que, se relacionar com elas de forma construtiva, pode trazer maior força interior e coragem.”

Dalai Lama

1 comentário

Arquivado em Uncategorized

Uma resposta para “As dificuldades contribuem para o nosso desenvolvimento

  1. Janete de Souza Barros

    Se buscamos o autoconhecimento, estaremos mais preparados para os ciclos da vida,que nos levam a evoluir.

Deixe um comentário