Vamos precisar de todo mundo

Por Isaias Costa

 

Existe uma música lindíssima que a meu ver é uma verdadeira oração e venho hoje levar você a refletir junto comigo sobre a sua letra. Estou falando da música “Sal da Terra”, do grande cantor e compositor Beto Guedes. Confira sua letra completa abaixo!

Anda, quero te dizer nenhum segredo
Falo desse chão, da nossa casa, vem que tá na hora de arrumar
Tempo, quero viver mais duzentos anos
Quero não ferir meu semelhante, nem por isso quero me ferir
Vamos precisar de todo mundo pra banir do mundo a opressão
Para construir a vida nova vamos precisar de muito amor
A felicidade mora ao lado e quem não é tolo pode ver

A paz na Terra, amor, o pé na terra
A paz na Terra, amor, o sal da…

Terra, és o mais bonito dos planetas
Tão te maltratando por dinheiro, tu que és a nave nossa irmã
Canta, leva tua vida em harmonia
E nos alimenta com teus frutos, tu que és do homem a maçã
Vamos precisar de todo mundo, um mais um é sempre mais que dois
Pra melhor juntar as nossas forças é só repartir melhor o pão
Recriar o paraíso agora para merecer quem vem depois

Deixa nascer o amor
Deixa fluir o amor
Deixa crescer o amor
Deixa viver o amor

O sal da Terra
Terra…

************

Essa música não poderia ser resgatada em uma época melhor, afinal, o Brasil e o mundo inteiro estão passando por crises. E sabe que crise é essa? A crise do CAPITALISMO.

A própria Terra já está dando a sua resposta à ação cruel do homem. O Capitalismo está com os seus dias contados. Ou mudamos o sistema de governo ou a raça humana corre um sério risco de deixar de existir…

Essa música foi composta e lançada no período da ditadura militar, no ano de 1981. Veja só, estamos hoje, 35 anos depois, vivendo situações parecidas de ódio no país e no mundo todo.

O Beto estava inspiradíssimo ao compor essa música. Ele sabia muito bem que só o amor pode mudar o nosso planeta. Só o amor fará com que percebamos que já vivemos no paraíso, mas ficamos imaginando que esse paraíso fica em outro lugar que não seja aqui.

Vamos precisar de todo mundo pra banir do mundo a opressão
Para construir a vida nova vamos precisar de muito amor
A felicidade mora ao lado e quem não é tolo pode ver

A felicidade mora AQUI e AGORA, e somente sendo muito tolo para não enxergar isso. Se você está lendo esse texto, certamente não é um tolo, pois está buscando crescer em amor e consciência. Essa é a proposta maior de todos os textos que escrevo. E essa inspiração especial através da música do meu amigo Beto Guedes é mais um estímulo para você.

Estamos todos nós maltratando a nossa Terra por dinheiro. Você pensa que são apenas os políticos que fazem isso? Errado! Você também faz, eu também faço. Ficou chocado?

Maltratamos a nossa irmã Terra de “n” formas diferentes, por exemplo: ao jogar enormes quantidades de gases poluentes que vem dos carros, ao deixar estragar comida, ao não fazer uma cuidadosa seleção dos lixos domésticos, ao acumular bens materiais, ao não doar parte do nosso tempo para alguma atividade voluntária etc. etc.

Vamos precisar de todo mundo, um mais um é sempre mais que dois
Pra melhor juntar as nossas forças é só repartir melhor o pão
Recriar o paraíso agora para merecer quem vem depois

Essa parte da música é a que traz a mensagem mais importante para esse momento atual do Brasil.

Repartir o pão. Você sabe o que isso significa? Significa você DOAR, e você pensa que essa doação é só dinheiro? Não é mesmo! Essa visão é muito reducionista. O pão é o simbolismo para ALIMENTO. Devemos alimentar nosso corpo e nossa alma!

A principal doação que devemos fazer é de AMOR, essa doação é poderosa e transformadora. E também o nosso TEMPO.

Está havendo uma exacerbação do individualismo, e o maior causador disso tudo é o nosso sistema CAPITALISTA que implementou essa terrível concepção: “tempo é dinheiro”, “o tempo urge”, “os outros são seus concorrentes”…

NÃO. CHEGA DISSO!

Somos irmãos! Aqui nesse planeta imenso tem lugar para todo mundo, recursos para todo mundo, amor para todo mundo, dinheiro para todo mundo, acesso à conhecimento para todo mundo…

“Há o suficiente no mundo para todas as necessidades humanas, não há o suficiente para a cobiça humana.” – Mahatma Gandhi

Quando é que você vai se dar conta disso, hein? Tire essa ideia capitalista perversa da sua mente. Ela não faz parte da sua natureza. Ela foi imposta a você e nesse texto estou trazendo essas palavras para lhe ajudar a acordar!

Quanto mais a gente se doa, mais a vida nos abençoa meus amigos! É assim. E o contrário também acontece. Quanto mais a gente se fecha, mais o mundo fecha portas. O universo responde exatamente aquilo que emitimos.

Se emito amor, recebo amor. Se emito ódio recebo ódio. Se emito amizade, recebo amizade. É simples assim! Tão simples assim!

Ainda dá tempo de recuperar tanta destruição feita pelos homens, mas como diz o título desse texto. VAMOS PRECISAR DE TODO MUNDO.

Reflita com carinho sobre essas poucas palavras e sobre essa bela oração criada pelo poeta Beto Guedes.

Vamos todos juntos “recriar o paraíso agora para merecer quem vem depois…”.

Deixa nascer o amor
Deixa fluir o amor
Deixa crescer o amor
Deixa viver o amor

Terra

 

1 comentário

Arquivado em Uncategorized

Uma resposta para “Vamos precisar de todo mundo

  1. Pingback: A polarização na política é uma cegueira coletiva – DONP – De Olho Na Política

Deixe um comentário