O que significa estar em estado de graça?

Por Isaias Costa

inverno

Provavelmente você já deve ter falado ou ouvido a conhecida expressão “estado de graça” não é mesmo? Infelizmente, pelo fato de vivermos no ocidente, com uma cultura extremamente materialista e voltada para o sucesso a todo custo, associamos essa frase às pessoas que conquistam muitas COISAS, que realizam muito nos seus trabalhos e que conseguem ser os tais workaholics .

Fico observando todas essas distorções e me questionando: “Meus Deus! Como ainda estamos distantes de compreender a vida como ela é…”

Farei uma breve reflexão sobre o que é realmente estar em estado de graça. Já antecipo, é algo bem mais difícil do que trabalhar com afinco ou ganhar muito dinheiro. Isso faz parte do jardim de infância desse processo.

Compartilho abaixo algumas palavras do mestre espiritual Eckhart Tolle que fala com profundidade e objetividade sobre isso…

*************

“Não oferecer resistência à vida é estar em estado de graça, de descanso e de luz. Nesse estado, nada depende de as coisas serem boas ou ruins. É quase paradoxal, mas como já não existe mais uma dependência interior quanto à forma, as circunstâncias gerais da sua vida, as formas externas, tendem a melhorar consideravelmente. As coisas, as pessoas ou as circunstâncias que você desejava para a sua felicidade vêm agora até você sem qualquer esforço, e você está livre para apreciá-las enquanto durarem. Todas essas coisas naturalmente vão acabar, os ciclos virão e irão, mas com o desaparecimento da dependência não há mais medo de perdas . A vida flui com facilidade.”

Eckhart Tolle

*************

Aparentemente é simples, mas esse é um dos maiores desafios na vida: não oferecer resistências.

E o desafio se dá porque as resistências vêm do nosso EGO, que trabalha firmemente para nos manter nas nossas ZONAS DE CONFORTO, para que continuemos com as mesmas atitudes e realizando sempre as mesmas coisas do mesmo jeito.

Trabalhar o nosso ego é o começo do processo para a iluminação, para a transcendência do ser. Poucas são as pessoas que tem esse interesse exatamente porque o ego delas não permite que esse caminho seja percorrido. No fundo elas sentem que vai ser doloroso e que podem “se perder”, e por isso não o seguem.

Mas como já falei em outros textos e também em áudios: “perder o rumo é bom, se perdido a gente encontra um sentido escondido em algum lugar…”, como diria o cantor e compositor Humberto Gessinger. Abaixo compartilho um áudio bem bacana no qual falo um pouco sobre isso contando algumas experiências minhas que podem lhe inspirar a seguir esse caminho rumo à transcendência e a esse estado de graça que o Eckhart Tolle nos propõe…

Outro ponto fundamental é entender a natureza CÍCLICA da vida e do universo. Tudo funciona através de ciclos, e quanto mais cedo você internalizar isso, menor será o seu sofrimento. Tudo tem um começo, um meio e um fim, isso faz parte do tecido que compõe esse universo.

Gosto até de brincar com isso quando converso com meus amigos. Às vezes digo assim: “Você se acha tão importante, mas tão importante, que suas leis são mais eficientes que as leis universais!”. Nessa hora é bom que nos olhemos no espelho para perceber nosso nível de arrogância e acima de tudo, de RESISTÊNCIA às mudanças que a vida traz…

Para maiores aprofundamentos, compartilho alguns textos importantes que escrevi aqui no blog, trazendo a reflexão sobre os ciclos para todos os campos da vida. Vale a pena dar uma lida neles…

Os nossos ciclos de evolução

Cada pessoa tem um tempo na nossa vida

A vida se dá por construção e desconstrução

Concluo falando sobre uma das leis universais que está incutida nas entrelinhas dessas palavras do Ekhart Tolle, a LEI DA ACEITAÇÃO. Ela anda de mãos dadas com a NÃO RESISTÊNCIA.

Preste atenção! Se você não resiste ao fluxo da vida então, consequentemente, aceita que as mudanças aconteçam, pois sabe que elas fazem parte dos nossos processos evolutivos.

Portanto, procure exercitar essa aceitação! Dessa maneira você pouco a pouco atingirá esse estado de graça que ele coloca.

Mas não posso deixar de falar o mais essencial. Procure MEDITAR, porque ela é a chave mestra de toda e qualquer mudança concreta na vida e nas posturas como um todo.

O mestre Eckhart Tolle é um iluminado e viaja pelo mundo todo dando palestras e oferecendo cursos para as pessoas aprenderem a meditar, a silenciar, a viverem o aqui e agora etc.

Percebe como não é um caminho fácil? Mas acredite! Vale muito a pena segui-lo. E antes que você me questione sobre isso já afirmo: “Eu ainda estou bem longe de atingir esse estado de graça que ele ensina. É um exercício para a vida toda. Porém, sei que o caminho é por aí. Sabendo disso, agora é exercitar incessantemente…”.

Quer também atingir esse estado de graça? Então procure acolher todos esses ensinamentos e perceber as pequenas mudanças que vão acontecer pouco a pouco na sua vida.

Paz e luz…

 

 

 

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Uncategorized

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s