Grandes virtudes do apóstolo Pedro

Por Isaias Costa

Dos doze apóstolos, o que é mais citado na Bíblia é Pedro. Um homem com uma personalidade marcante e forte. O mais impressionante de tudo em Pedro, é que ele recebeu um título dos maiores possíveis, sendo, a princípio, um dos apóstolos mais despreparados que Jesus tinha. Ele recebeu as chaves do céu e Jesus edificou a sua igreja a partir do seu nome. Um homem inculto e iletrado, super humilde e simples, era apenas um pescador, mas no seu interior levava um homem destemido e corajoso, como raramente se pode ver em uma pessoa. Eu vou falar sobre algumas características de sua personalidade que me encantam demais e quero deixar como um belo exemplo a ser seguido.

SÃO PEDRO

As características que mais me encantam em Pedro são: a sua capacidade de aprender, de se lançar e a sua enorme sinceridade, humildade e transparência. Ele era analfabeto, mas tinha uma capacidade de aprender muito grande. Ele era o apóstolo que mais tomava as palavras de Jesus como “palavras de ordem”. Ele acreditava piamente em tudo que saia de sua boca. As palavras de Jesus eram como um refrigério para a sua alma e o seu coração. Ele escutava tudo que Jesus falava com muita atenção, como se fosse um menino com sede de aprender. Ele queria seguir o mestre em tudo que fazia e dava o seu melhor para não desapontá-lo e mostrar que podia muito mais. Jesus era extremamente sábio, sabia desde sempre do imenso potencial de Pedro e apostou todas as fixas nele. Eu acredito que de todos os apóstolos, Pedro foi o que foi mais polido. Era uma pedra bruta que foi pouco a pouco se tornando uma pedra polida. Não foi à toa que Jesus falou: “Pedro, tu és pedra e sobre ti edificarei a minha igreja!”. Pedro realmente era uma pedra, por causa da sua firmeza, coragem e determinação. Mas também porque foi lapidado pelos ensinamentos do mestre Jesus.

Uma das passagens do evangelho bem interessantes que fala da confiança de Pedro nas palavras de Jesus foi quando Jesus pediu para Pedro jogar novamente as redes no mar, mesmo depois de uma noite inteira de fracassos sem a pesca de um peixe sequer. Sabe de uma coisa que está por trás dessa cena que passa despercebido por muita gente? Vou explicar. Quando Pedro jogou as redes ele mostrou uma humildade sem tamanho. Por quê? Por que ele era um pescador muito experiente e vivido. Sabia quando o mar estava bom para pescar ou não. Imagine se fosse você? Sendo um pescador experiente, teria jogado novamente as redes ao pedido de Jesus? Pedro não titubeou nem um instante, ele simplesmente disse: “Mestre, havendo trabalhado a noite toda, nada apanhamos, mas sobe a tua palavra lançarei as redes”, em seguida ele apanhou tantos peixes que as redes se romperam. Esta passagem é belíssima e traz esse grande ensinamento em suas entrelinhas.

14601243_u6s0W

Outra passagem extraordinária é a que Pedro anda sobre as águas. Jesus está sobre as águas e pedi para os apóstolos se acalmarem, porque era ele. Pedro pergunta de forma bastante ousada: “Senhor! Se és tu, ordenas que vá até seu encontro!” Então Jesus diz apenas. “Vem!”. Eu fico arrepiado com essa passagem. Eu sempre me pergunto. Se fosse eu ou você? E Jesus dissesse apenas “Vem!”. O que faríamos? Eu talvez provavelmente me “tremeria nas bases”, estando lá, no alto mar e no meio de uma tempestade. Só mesmo com muita fé para ir ao encontro de Jesus em uma situação dessas. A coragem de Pedro e seu desejo de se lançar pela ordem de Jesus são impressionantes. Jesus faz o mesmo chamado de Pedro para cada um de nós. Basta que saibamos ouvi-lo e que tenhamos coragem suficiente de segui-lo sem titubear.

cristo-anda-sobre-as-aguas_500_x_396

A sinceridade, humildade e transparência de Pedro também são impressionantes. Observando a forma como ele se comportava e falava é possível perceber isso. Era muito fácil saber o que se passava no seu coração. Ele não escondia seus sentimentos, tudo o que ele sentia era expresso pelos seus gestos. Observe o nosso mundo! Todos os dias eu vejo e convivo com muitas pessoas dissimuladas e falsas. Inclusive que se dizem cristãs e seguidoras de Jesus. Eu conheço pessoas que se colocam em um pedestal como se fossem melhores do que as outras pelo fato de serem engajadas na igreja ou participarem de comunidades. Pedro não era nada disso! Ele olhava nos olhos das pessoas e todos que o fitavam conseguiam ver o rosto de Jesus estampado nos seus gestos e palavras. Ele não se achava melhor do que ninguém por ser apóstolo de Jesus, muito pelo contrário, ele se achava insignificante, e justamente por ele se achar insignificante se tornou um dos maiores homens que já habitou a Terra. As melhores pessoas são aquelas que sabem reconhecer a sua pequenez. É assim que eu penso meus amigos! Ser um verdadeiro cristão é ser como Pedro, humilde e sincero. Diferente de tantos que se denominam cristãos, mas que tem uma enorme carapaça nas costas. Pense sobre isso…

Vamos aprender com esse imenso homem que guarda as chaves do céu. Pedro recebeu esse presente porque foi muito merecedor dele. Seu potencial é tão grande que seguir um pouco do seu exemplo pode nos ajudar a sermos pessoas muito melhores. Primeiro, acreditando piamente nas palavras de Jesus; segundo, tendo coragem e ousadia para se lançar e terceiro, sendo humilde e sincero…

* Para ouvir a leitura desse texto basta clicar [aqui]

5 Comentários

Arquivado em Uncategorized

5 Respostas para “Grandes virtudes do apóstolo Pedro

  1. Jota Jotace

    Caro Sr Isaías Costa. Lí atentamente a exaltação que fez sobre o apóstolo Pedro. Entretanto, a sua coragem de andar sobre as águas revoltas do mar como o senhor destacou, não condiz com duas passagens: Uma, é aquela em que Pedro fingiu não conhecer Jesus Cristo, negando-o por três vezes. E outra, é a sua ausência premeditada no evento em que Jesus era maltratado e conduzido à crucificação, pois, ficara escondido em uma casa junto com os demais discípulos, com medo dos judeus.:( João 20:19 Chegada, pois, a tarde, naquele dia, o primeiro da semana, e estando os discípulos reunidos com as portas cerradas por medo dos judeus…)
    Onde foi parar a coragem e a sua fidelidade ao Mestre?
    Abraço, Jota

    • Muito boa a sua colocação! Eu admiro profundamente o mestre Jesus porque ele amava os errantes, amava os seres humanos problemáticos, quanto mais problemáticos, mais ele os amava. Jesus tinha um poder imenso de ver aquilo que se esconde na nossa carapaça, ou seja, o via o interior das pessoas e retirava delas suas maiores virtudes. Foi assim com Pedro, ele tinha muitos medos, como qualquer um de nós, mas era determinado e era capaz de fazer tudo o que Jesus lhe pedisse.

      Quero lhe sugerir uma leitura fascinante para compreender o comportamento de Jesus e dos seus apóstolos com mais profundidade e reflexões. Trata-se do livro “O mestre inesquecível”, do escritor e psiquiatra Augusto Cury. Esse livro faz parte de uma coleção de 5 livros chamada “Análise da Inteligência de Cristo”.

      O Augusto Cury explica nesse livro de forma brilhante como era a psique do apóstolo Pedro e porque ele agia da forma que agia. Deixo esse livro como excelente sugestão de leitura. Lendo-o você vai entender bem essa sua pergunta e vai descobrir uma resposta muito sábia para ela!!

      Abraço!

  2. Muito boa a reflexão, e que tenhamos Pedro como o grande exemplo a ser seguido.

  3. Maurício

    Tu és Petros (fragmento) e sobre essa Petra (rocha).
    Jesus não falava que iria edificar a igreja sobre o fragmento de rocha mas sobre Ele que é a Rocha.
    Outro ponto que parei de ler já no primeiro parágrafo é vc dizer que Pedro era analfabeto. Pedro escreveu diversas cartas e uma me chama a atenção que está em 2 Pedro 3:18 crescei na graça e CONHECIMENTO. Ou seja, Pedro procurava o conhecimento nas escrituras.
    Por último, Pedro não poderia ser o Papa pois era casado.

  4. Pr.Fabinho Ambrosio

    o apostolo Pedro na realidade vivia um grande conflito dentro de si, porem nessa guerra interior o fez vencer pela sua coragem e determinação, vencer a sua fraqueza era o principal objetivo de Pedro, sendo assim o que foi depois disso.

Deixe um comentário