Pessoas Messias

Por Isaias Costa

Jeremias

Outro dia eu estava lendo e parei em uma parte muito interessante, trata-se de um livro do escritor John Powell chamado “Por que tenho medo de lhe dizer quem sou?”. Tem uma parte que ele define as pessoas Messias. Afinal? Quem são as pessoas Messias? São muitas! Mas eu acredito que os que mais sofrem desse mal são alguns psicólogos ou padres.

As pessoas Messias são aquelas que se sentem “Salvadoras da Pátria”, elas têm a impressão de que TODOS que se aproximam delas estão precisando de ajuda, ou estão sofrendo, ou estão amarguradas. A última coisa que pensam é que essa pessoa só quer conversar e se divertir um pouco com ela. Acho engraçado isso! Eu conheço várias pessoas Messias! E Elas nem se dão conta de que são assim. No geral, são pessoas de ótima índole, mas que têm dificuldade de ter relacionamentos mais profundos com as pessoas, porque não existe um nivelamento, elas se sentem como se fossem terapeutas de todos. Muito cuidado com isso! Se você que está me lendo agora se identifica com essas palavras, está na hora de fazer um bom exame de consciência e começar a agir de outra forma, para poder acolher melhor os outros e se comunicar de uma forma muito mais eficaz. Agora vou transcrever a passagem do John Powell que fala sobre isso. Leia com bastante atenção. Leia umas duas ou três vezes, que você vai captar bem a mensagem passada.

“Esse jogo demanda um pouco de imaginação (e uma necessidade subconsciente de se sentir importante). O Messias se imagina como o salvador da raça humana, o que pode ser uma formação de reação ao medo da insignificância. Ele se vê como ‘ajudador’ em quase todos os seus relacionamentos. Ao invés de incentivar os outros a usarem sua própria força e sabedoria, oferece a sua, respeitosamente. Se olhar à sua volta, vai descobrir que se relaciona com poucas pessoas de igual para igual. Se as pessoas se sentem atraídas por suas qualidades- que não estão completamente escondidas atrás do papel de Messias- é melhor que apresentem um problema ou uma necessidade real. O ganho do jogo é um imenso sentimento de grandeza, e uma longa e bem guardada lista de pessoas que foram ajudadas por ele. Basicamente, o Messias tem sentimentos de inferioridade e procura libertar-se dominando as outras pessoas emocionalmente”.

Nossa! É muito real tudo que ele está falando! Eu achei impressionante a forma simples e clara que ele utiliza para descrever essas pessoas. Eu quero concluir esta reflexão falando sobre o maior psicólogo da Terra. Sabe quem foi o maior psicólogo da Terra? Seu nome é Jesus Cristo. Eu observo o seu comportamento em sua época e concluo isso. Ele era o único e verdadeiro Messias, porém, somente pessoas extremamente sábias como Pedro, conseguiam ver isso. Uma de suas frases mais brilhantes é essa aqui: “O reino dos céus está dentro de você”. Essa frase é de uma sabedoria absolutamente fora do comum. O que Jesus está querendo dizer com essa frase é que só você pode encontrar a resposta para todas as suas perguntas. As pessoas de fora só podem lhe AJUDAR a encontrá-las, mas você tem de encontrá-las sozinho. Ele sempre ensinava isso, mas a maior parte das pessoas não entendia e ainda hoje não entendem. Cada pessoa traz dentro de si um universo inteiro e por mais que você queira adentrar nesse universo, jamais vai saber os pormenores. O que quero deixar como mensagem é muito simples. Cultive a graça do SILÊNCIO e procure ser uma presença agradável. Não queira ser melhor do que ninguém e não pense que você é um remédio para os outros. Errado! Você não é! O maior remédio é Jesus Cristo. Esse sim é um remédio infalível. Todos aqueles que recorrem a esse remédio ficam curados. Ele é o Messias e você é só um ser humano que está procurando dar certo na vida. Enfim! Essa é a minha mensagem. Vou deixar um link bem antigo em que falei sobre isso, foi um dos primeiros posts desse blog. Confira…

O reino dos céus está dentro de vós

* Para ouvir a leitura desse texto basta clicar [aqui]

1 comentário

Arquivado em Uncategorized

Uma resposta para “Pessoas Messias

  1. Luís Arthur

    Belo artigo! Obrigado.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s