A vida voa!

Por Isaias Costa

robinwilliams

Admito que fiquei bastante triste e reflexivo com a morte por suicídio do brilhante ator americano Robin Williams na segunda-feira, dia 11/08/2014. Sua morte por depressão pode ser uma grande oportunidade de nos fazer refletir sobre nossas importâncias e buscas. Sempre digo e repito que estamos neste mundo para aprender a amar, esse é o objetivo maior de todas as nossas experiências.

Escrevi um pequeno texto na minha página do facebook refletindo sobre ser famoso ou importante. Precisamos crescer em amor e consciência para que sejamos verdadeiramente importantes, para que, mesmo que venha a fama, não se esqueça que isso não preenche nossos vazios interiores. Compartilho abaixo esse texto:

ROBIN WILLIAMS (UMA BREVE REFLEXÃO…)

Já escrevi algumas vezes sobre a diferença entre ser famoso e ser importante, aprendi isso com o grande filósofo Mario Sergio Cortellla.

Ser famoso, ao contrário do que muitos pensam, não preenche nossas inúmeras lacunas e vazios existenciais. NÃO. Agora ser importante sim, quando somos importantes aprendemos a valorizar nossa existência, entendemos que algumas pessoas ou muitas precisam da nossa presença amiga.

Importar é isso, essa palavra significa “levar para dentro”. Quem é importante mora dentro do coração de todos aqueles que amam este alguém. Isso é muita responsabilidade!

Quando soube da morte do Robin Williams refleti muito sobre isso, ele era absurdamente famoso, mas sofria de depressão. Havia se separado duas vezes, não é nada fácil administrar as dores de dois casamentos rompidos.

O Robin Williams era um verdadeiro artista, ele tinha uma sensibilidade aguçadíssima, um homem com um coração bondoso, mas repleto de feridas de muitos anos.

O Robin estava cercado de pessoas e holofotes, mas certamente faltou pessoas nas quais pudesse abrir seu coração sem reservas, faltou pessoas que o vissem como simplesmente o ser humano “Robin”, menino aprendiz na vida, como todos nós.

Um grande perigo vivido por quem se torna famoso é o tratamento feito pelos outros. Vou explicar. O fato de ele ser ator de comédia fazia com que muitos ingenuamente pensassem que tudo em sua vida estava bem. Será?

Somos humanos e precisamos cada vez mais nos relacionar como aprendizes na vida. Estamos todos juntos, somos todos irmãos e estamos aqui com o mesmo objetivo, aprender a amar.

A morte do Robin deveria nos afetar sim, não para ficarmos tristes também, não é isso, mas para nos ensinar que precisamos amar mais e nos tornarmos pessoas importantes, o que é bem diferente de ser famoso.

Pense sobre isso…

****

Eu assisti ao filme “Jack” pela primeira vez ainda criança, um filme super engraçado. Lembro que chorei muito com a cena final (eu era um menino chorão!). Refletindo depois que ele morreu e já bem mais amadurecido, pensei que nesta época já existia em mim esse lado mais sensível, só não havia sido despertado.

Quero compartilhar a cena final, com o discurso de formatura do Jack, no qual ele fala com sabedoria e simplicidade sobre a importância de viver o momento presente, sem se preocupar demais com o futuro. Vivendo no presente podemos ser bem mais plenos e cada vez mais percebo isso através da minha própria vida.

Reflita sobre isso! Lembre-se que a vida passa muito depressa e precisamos dar um sentido mais profundo aos nossos dias para que no fim, quando virmos o filme dos nossos dias estejamos felizes com o que vermos. Esse é o meu desejo.

Que o espírito deste homem tão humano e sensível esteja em uma dimensão de amor e que sua linda obra deixada para todos ainda seja apreciada por milhões de pessoas…

“Eu não tenho muito tempo, então eu serei breve, como a minha vida.

Ao chegarmos ao fim desta fase da nossa vida, nós tentamos lembrar dos bons momentos e esquecer os momentos ruins. E pensamos no futuro. E nos preocupamos, pensando: “O que eu vou fazer? Onde eu estarei em 10 anos?”

Mas eu digo: “Olhem para mim! Por favor! Não se preocupem tanto! Porque no fim, nenhum de nós tem muito tempo nesta terra!”

E a vida voa! E se estiverem aflitos, levantem os olhos pro céu e verão, quando as estrelas se espalham pelo céu de veludo e quando uma estrela cadente riscar a escuridão, transformando a noite em dia, façam um pedido! E pensem!

Tornem suas vidas espetaculares! Eu sei que consegui! Eu consegui mãe! Já sou adulto! Obrigado!…

1 comentário

Arquivado em Uncategorized

Uma resposta para “A vida voa!

  1. Cleusa da Costa Teixeira

    Brilhante sempre!

Deixe um comentário