Nós temos muito a oferecer

Por Isaias Costa

140220114075031

Esses dias eu li um texto muito lindo e profundo de um escritor que admiro muito, que é o Gustavo Gitti! Sua forma simples e poética de escrever cativa quem tem sensibilidade logo nas primeiras linhas.

Era um texto falando sobre as infinitas possibilidades que temos de oferecer e não de simplesmente sugar dos outros!

Segue abaixo esse texto na íntegra, leia-o com bastante atenção e sem nenhuma pressa ok?

*****************

Oferecer – Gustavo Gitti

Quando você for para o trabalho, para a faculdade, para uma balada, não vá com uma postura de buscar algo, conseguir algo, sugar algo do local ou das pessoas. Vá para oferecer, vá para gentilmente entregar às pessoas as qualidades de sua simples presença. Ofereça qualquer coisa. Um olhar profundo já é muito hoje em dia. Vá para os lugares e apenas treine olhar tudo com um olhar de abismo. Muitas pessoas precisam só disso: serem olhadas, contempladas suave e lentamente, reconhecidas em sua manifestação mais sutil, tocadas de alguma forma e conectadas com um outro que as transcende e reacende o mistério que as faz viver.

No momento em que se coloca em uma posição mendicante, você adentra um mundo de carência, sente-se incapaz de oferecer algo aos outros e termina com um olhar que suga e enfraquece a energia de qualquer um ao seu redor. Ao final do dia, você continuará insatisfeito e certamente terá construído relações patológicas com os seres, baseadas em sua carência.

Por outro lado, se adotar uma postura expansiva e radicalmente aberta, oferecendo sua existência ao deleite dos outros, você age reconhecendo que não tem nada a perder. Não há medo nem hesitação em seu olhar. Sem esperar ou exigir nada dos outros, você age desimpedidamente, em uma dança sutil em meio às situações. Qualquer solidez ou bloqueio é atravessada por sua leveza e transparência. Qualquer obstrução é liberada pela presença da sua espontaneidade. Você apenas sorri e faz todos sorrirem, ou ainda: você cria o espaço para que todos possam sorrir.

Seu olhar sequer vem de seus olhos. É não-local, surge em qualquer olho, surge do espaço entre os seres, dos rizomas que os transpassam. Você age sem estratégias e cria um raro ambiente no qual cada pessoa se sente livre para igualmente abandonar suas estratégias e apenas ser. Isso é um alívio para qualquer um.

Quando nos apresentamos como mendigos, quando pedimos por algo, tudo nos é insuficiente, ralo, pouco. No fundo, estamos fechados e por isso acabamos não vendo o que há, sem perceber os tesouros de cada lugar, de cada ser, de cada evento. É o coração contraído que suplica, que pede, que suga. Quando vamos sem nada pedir, estamos abertos. Tudo nos arrebata. Tudo já é demais e nos enriquece imediatamente. A qualidade viva das coisas faz nossa visão transbordar de luminosidade.

Ao final do dia, brotará em você uma alegria sem causas, não condicionada. Não há frustração ou insatisfação. Você apenas deu o seu melhor e sente-se em paz. Não interessa se alguém notou, se recebeu elogios ou se você foi completamente ignorado. Você ofereceu toda a sua profundidade. Não há presente maior que um homem possa dar.

Link: Oferecer – Gustavo Gitti

*******************

Infelizmente, vemos no nosso dia a dia um número imenso de pessoas egoístas e carentes, só lembrando que a carência é uma forma de egoísmo!

Eu nunca canso de dizer e repetir isso: talvez o maior de todos os bens que podemos oferecer aos outros é o nosso TEMPO!

Um exemplo simples e direto é esse próprio blog! Eu dispendo um tempo considerável escrevendo textos novos e lendo diversas fontes de sabedoria para a partir delas trazer reflexões como a que você está lendo agora!

Eu não faço isso pensando em retorno, em reconhecimento, em cliques, NÃO! Eu faço isso porque amo escrever e porque essas reflexões transbordam de mim!

Aprendi com outro escritor que admiro muito, que é o Flavio Siqueira, uma metáfora simples e profunda para o que estou dizendo agora!

A metáfora da macieira. Ela produz seus frutos independente de saber se alguém os comerá ou não! Ela continua dando frutos porque é isso que ela sabe fazer! Se alguém não come ela simplesmente deixa esses frutos se decomporem no chão e virarem adubo para o crescimento de outras plantas e o enriquecimento dos nutrientes do solo!

Antes de prosseguir quero compartilhar com você um dos meus vídeos preferidos do Flavio Siqueira, no qual ele fala sobre isso. Minha visão nesse sentido é idêntica à dele! Tenho certeza que você vai gostar desse vídeo. Confira!

Os textos que escrevo são como essas maçãs! Não tenho a mínima ideia de quem vai comê-las, mas sei que as pessoas que comerem de alguma forma se sentirão tocadas e levarão essas reflexões para suas vidas e seu dia a dia!

Você tem muito a oferecer! Você pode ser como essa macieira seja qual for o seu ofício! Saiba que isso é uma grande verdade!

Muitos nessa hora se perguntam: “Mas eu não sei o que posso oferecer?”.

Não precisa ser nada grandioso! Pode ser um bom dia para aquela pessoa que você encontra todos os dias no elevador do seu condomínio, pode ser uma varrida nas folhas da calçada do seu vizinho, pode ser a vez na fila do supermercado para aquela pessoa que só está levando um único produto na sua mão, pode ser um café com pão para alguém que bate na sua porta pedindo comida etc etc.

Tudo isso são formas simples e eficazes de oferecer algo de você! Exercite isso e passe essa ideia adiante! São essas pequenas iniciativas que podem transformar o nosso mundo para melhor.

Não adianta esperar que coisas grandiosas e espalhafatosas aconteçam, isso é pura ilusão! É a partir do OFERECER que poderemos tanto crescer individualmente como coletivamente!

Concluo com as mesmas palavras finais do texto do Gustavo Gitti. Ofereça a você mesmo, porque “Não há presente maior que um homem possa dar…”.

 

 

Anúncios

8 Comentários

Arquivado em Uncategorized

8 Respostas para “Nós temos muito a oferecer

  1. djenane carla silva e souza

    BOM DIA COM JESUS OBRIGADA . AMEI O POST.DEUS ABENÇOE MUITÍSSIMO TODAS AS ÁREAS DA SUA VIDA.

  2. Cheguei a chorar. Mas o sentimento é de esperança!!! Pois analisando a minha vida, sinto que estou no MEU caminho; depois de uma longa caminhada no deserto! E naum estou só👣 sei lá, entende?

    • Que lindo Sandra! Esse comentário só mostra o quanto você teve guarra e determinação para encontrar o seu caminho! Milhões e milhões de pessoas passam a vida inteira e não o encontram!
      Que a gente continue crescendo juntos nessa caminhada maravilhosa que é a vida!

  3. interessante como tudo ao redor nos faz ficarmos mais egoístas, em vez de cultivar nosso altruísmo: As pessoas fazem tudo por interesses, seja monetário, seja por likes, leitores, seguidores e inscritos! Isso não nos leva a nada, o sucesso só é alcançado se fazemos o que gostamos, sem pretensões e comparações!

  4. Igor

    Parabéns pelos textos! É de se notar em suas palavras uma profunda sensibilidade. Com certeza irei acompanhar os artigos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s