Ser um líder

Por Isaias Costa

Uma característica que acredito que todas as pessoas devem desenvolver se chama LIDERANÇA. Antes de falar sobre isso quero relatar alguns pensamentos que tinha na infância e adolescência. Nessa época eu achava que apenas algumas poucas pessoas eram afortunadas com a capacidade de serem líderes. Eu me diminuía, me sabotava o tempo todo, não me achava capaz de ser um líder. A minha timidez excessiva me fazia pensar que jamais poderia me tornar um líder. Hoje penso muito diferente e dia após dia estou desenvolvendo mais a liderança, independente da timidez. Sou um pouco tímido, mas isso não me impede de ser um líder e espero que ao dizer eu encoraje você. Se você for alguém tímido saiba que pode ser um grande líder. O melhor líder do local onde trabalha.

Trabalhando a timidez

Mas o que é liderar? O que significa liderar? Muitos pensam que liderar é estar à frente de um grupo, empresa, partido político ou que seja, mas liderar vai muito mais além do que estar à frente. Um líder é aquela pessoa que coloca o seu coração naquilo que faz e não mede esforços para que o seu trabalho seja o melhor possível. Uma ótima definição que li foi descrita por James C. Hunter e diz que ser líder “É a habilidade de influenciar pessoas para trabalharem entusiasticamente visando atingir objetivos comuns, inspirando confiança por meio da força do caráter”. Aqui eu quero diferenciar um líder de um chefe. Um chefe é um cara medíocre, que quer MANDAR e quer ser SERVIDO. Ele nunca coloca a mão na massa para nada e sempre espera que os outros façam tudo por ele. Um chefe não procura saber como seus funcionários estão se sentindo, se estão satisfeitos, se estão dando o melhor de si, não transmite seus saberes para eles (pior que isso, não se recicla, não busca o crescimento, não busca a cultura, não busca o autoconhecimento), não lança desafios, etc. Enfim, um chefe não AGREGA VALOR aos funcionários, apenas os utiliza como se fossem “burros de carga”, e como não poderia deixar de ser, não ocorre um crescimento generalizado entre as pessoas que compõem o grupo ou a empresa. Fica sempre aquela divisão entre o grupo dos patrões e o grupo dos empregados, vivendo em universos paralelos.

A mediocridade das pessoas

Já um líder não é assim. Ele é alguém OUSADO e ao mesmo tempo HUMILDE. Ele sabe que cada um dos seus funcionários são como “minas de ouro”, que podem ser explorados, não no sentido de trabalhar como “burros de carga”, mas no sentido de talentos individuais. Um líder conhece bem cada um dos seus subordinados e conhece os seus talentos individuais, com isso tem a perspicácia de explorar esse talento ao máximo, fazendo com que todo o grupo ou empresa cresça em níveis muito maiores do que as empresas com chefes. Ele conhece cada um pelo nome e encoraja a sempre DAR O MELHOR DE SI. E tem mais! Ele não fica como um espectador, não. Ele acompanha os seus subordinados em tudo, dá aquela força necessária para que cresçam junto com ele. Tem uma foto que vi uma vez que ilustra perfeitamente a diferença entre um chefe e um líder. Veja…

Um líder

Lendo bastante e conhecendo grandes líderes e suas histórias, cheguei a uma conclusão muito interessante. Os maiores líderes da sociedade vieram das classes mais pobres e foram galgando o seu crescimento profissional pouco a pouco, com muita ousadia e determinação, e isso faz toda a diferença. Sabe por quê? Muito simples. Esses grandes líderes usam todas as suas dificuldades, fracassos e pedras do caminho como alavancas para irem mais e mais longe. Eles olham para cada nova conquista e lembram do seu passado de dificuldades financeiras, mas não lembram com tristeza, lembram com uma enorme alegria, porque eles constataram que é possível você ser de classes pobres e crescer a níveis inimagináveis. Esses grandes líderes usam a sua própria vida como um exemplo para os outros. Eles dizem: “Se eu consegui, é claro que você pode conseguir também. Acredite no seu potencial…”.

O fracasso como uma alavanca

Eu me miro nesses grandes líderes e com isso estou cada vez mais desenvolvendo a verdadeira liderança. Eu quero crescer sempre, cada vez mais, mas não quero isso sozinho. Quero levar muitos junto comigo. Eu também venho de uma família muito humilde e sempre precisei lutar para conseguir as minhas vitórias, e só tenho a agradecer a Deus, porque isso fez de mim alguém mais forte, determinado, otimista, esperançoso, focado etc. Ahh! Pode ser que isso seja novidade para você que me lê agora. O fato de querer que muitos cresçam junto comigo é uma das coisas que mais me motiva a escrever e publicar no blog praticamente todos os dias, porque sei que a cada novo post que publico é um pouquinho de mim que está sendo levado para os meus leitores e isso me deixa muito feliz, porque é o meu melhor que quero compartilhar com você agora e saiba que o que eu quero é o seu crescimento. Que você seja o melhor no que faz e que sempre DÊ O MELHOR DE SI.

Para concluir quero deixar um vídeo com a cena mais bonita e emocionante de um dos melhores filmes que já assisti na vida, o filme “Desafiando gigantes”. Esse filme retrata de forma magnífica o que é um grande líder. O treinador Tylor é um exemplo perfeito de um grande líder. Assista a esse vídeo e preste atenção no seu comportamento. É dessa forma que um grande líder se comporta e faz com que cada um dos seus companheiros deem O MELHOR DE SI. Vamos ser líderes! Todos nós podemos ser grandes líderes!

* Para ouvir a leitura desse texto basta clicar [aqui]

4 Comentários

Arquivado em Uncategorized

4 Respostas para “Ser um líder

  1. Marielle

    Gostei muito desse texto, quero aplicar esses conhecimentod no meu trabalho tbm!

  2. Crasso

    Excelente texto, parabéns, realmente a vida é feita de obstáculos, e tem aqueles que param no primeiro que vê e outros que seguem em frente, e se tornam líder, para servir de exemplo para os outros, com sua experiência.

  3. Lenir Maria

    Agradeço mt a Deus por estar lendo este texto e revendo este trecho do filme. Me fez lembrar que não devo esquecer do dom maravilhoso que recebi do Pai: o de ensinar, de liderar. Não apenas na escola, mas em casa, aonde eu estiver. Precisava ouvir. Obrigada, caro colega e Mestre,

Deixe um comentário