Utilizar bem o tempo

Por Isaias Costa

Hoje vou fazer uma breve reflexão sobre a importância de se utilizar bem o tempo a partir de um pequeno texto de autoria do mestre Dalai Lama.

“Às vezes, quando encontro com velhos amigos, lembro-me de como o tempo passa depressa. E isso faz com que eu me pergunte se utilizamos nosso tempo bem ou não. A utilização adequada do tempo é de extrema importância. Enquanto tivermos esse corpo e especialmente esse assombroso cérebro humano, creio que cada minuto é algo precioso. Nossa existência diária é repleta de esperança, embora não haja nenhuma garantia quanto ao nosso futuro. Não há nenhuma garantia de que amanhã a esta hora estaremos aqui. Mesmo assim, trabalhamos para isso apenas com base na esperança. Portanto, precisamos fazer o melhor uso possível do nosso tempo. Creio que a melhor utilização do tempo é a seguinte: se for possível, servir aos outros, a outros seres sencientes. Se não for possível, pelo menos procurar não prejudicá-los. Creio que esta é toda a base da minha filosofia.”

Como sempre digo, acho impressionante o poder que o Dalai Lama tem de transmitir mensagens extremamente profundas usando palavras simples. Já estou até utilizando na minha vida a base da doutrina budista que ele fala no final do texto: “se for possível, servir aos outros, a outros seres sencientes. Se não for possível, pelo menos procurar não prejudicá-los”, em outras palavras quer dizer isso: “se você não pode fazer o bem a uma pessoa, pelo menos não faça o mal”. Reflita sobre essas palavras e procure cultivar esse grande ensinamento. Existem situações que o silêncio é a melhor solução ou ajuda…

servir-suportar-os-outros

Outra mensagem belíssima que ele transmite é sobre fazer o melhor possível no nosso dia, mesmo não tendo nenhuma garantia sobre o futuro. Ele fala sobre servir aos outros, isso nos dá uma alegria e satisfação que faltam palavras para descrever. Um ótimo exemplo é o que estou fazendo agora! Eu sinto uma alegria indescritível ao saber que estou tocando o coração de alguém com minhas palavras. O Dalai Lama está falando sobre isso. Cada um tem a sua forma peculiar de servir aos outros, eu tenho as minhas e você tem as suas. O grande físico Albert Einstein até disse uma vez uma frase que ficou gravada na minha memória: “Só uma vida a servir aos outros é que vale a pena ser vivida…”. Sirva! Quanto mais você fizer o bem aos outros mais receberá. Inclusive tempos atrás eu escrevi um texto explicando a importância do afeto, que quanto mais damos afeto mais recebemos. Se você ainda não leu, o link é esse.

Afetar com afeto

Quando ele fala sobre aproveitar bem o momento presente ele também está falando implicitamente sobre o cuidado com o corpo. Devemos cuidar do nosso corpo para termos saúde em abundância. De vez em quando escrevo sobre isso e é sempre bom relembrar. A nossa vida passa muito depressa e se temos boa saúde podemos fazer muito mais e com mais vigor e resultados.

O futuro é um reflexo do presente

Para finalizar essa reflexão sobre o tempo quero deixar as belíssimas palavras do grande poeta Mário Quintana

Time-Management11

O TEMPO

“ A vida é o dever que nós trouxemos para fazer em casa…
Quando se vê, já são seis horas!
Quando se vê, já é sexta-feira;
Quando se vê, já é Natal …
Quando se vê, já terminou o ano …
Quando se vê, perdemos o amor da nossa vida
Quando se vê, passaram 50 anos!
Agora é tarde demais para ser reprovado …
Se me fosse dado um dia, outra oportunidade, eu nem olhava o relógio.
Seguiria sempre em frente e iria jogando pelo caminho a casca dourada e inútil das horas…
Seguraria o amor que está à minha frente e diria que eu o amo…
E tem mais:
Não deixe de fazer algo de que gosta devido à falta de tempo.
Não deixe de ter pessoas ao seu lado por puro medo de ser feliz.
A única falta que terá, será a desse tempo que, infelizmente, nunca mais voltará”…

* Para ouvir a leitura desse texto basta clicar [aqui]

1 comentário

Arquivado em Uncategorized

Uma resposta para “Utilizar bem o tempo

Deixe um comentário