As curvas são necessárias na nossa vida

Por Isaias Costa

pp

Há uma frase do clássico livro “O pequeno principe”, do Antoine de Saint-Exupéry, que pouco se comenta, mas carrega uma imensa sabedoria. Farei uma breve reflexão a partir dela.

Quando a gente anda sempre para frente, não pode mesmo ir longe”

O que ele quis dizer com essa frase? Ele quis nos levam a pensar sobre nossos caminhos e escolhas da vida. Muita gente pensa erroneamente que tem que seguir em frente o tempo todo. Mas nada na vida acontece desta maneira. Se você prestar bastante atenção, perceberá que a vida é repleta de ciclos.

Tudo tem um começo, um meio e um fim e tudo que já aconteceu com você, também aconteceu, acontece e certamente acontecerá de maneira parecida com milhares de outras pessoas.

A principal mensagem que o Saint-Exupéry quis nos transmitir é que, em determinados momentos, não só é bom andar por algum caminho diferente, como é algo necessário no nosso processo de amadurecimento e crescimento.

As curvas, as dificuldades, os empecilhos, os fracassos etc. nos fazem crescer, só cabe a cada um de nós extrair os ensinamentos de cada experiência.

Tomo por mim! Se tivesse levado ao pé da letra essa mensagem sobre sempre andar apenas para a frente você jamais estaria lendo esse texto agora. Até já falei um pouco sobre isso no meu e-book gratuito [download aqui]. Eu fiz bacharelado em Física e se tivesse decidido seguir em frente nesse caminho, teria feito um mestrado e em seguida um doutorado e a essa altura do campeonato, já estaria concluindo o doutorado e já estaria em busca de universidades para dar aulas de Física e me efetivar em alguma delas.

Certamente eu não iria muito longe! Talvez até você me pergunte: “Mas Isaias? Fazer um doutorado em Física e se tornar professor efetivo de uma universidade pública não é ir longe?”.

Sabe o que eu digo a você? NÃO É.

Mas por quê não é? Porque eu estou falando de mim, único e exclusivamente de mim. Para outra pessoa pode até ser um caminho maravilhoso, mas não para mim. Descobri que desejo ensinar e me desenvolver na escrita, e talvez quem sabe, faça outras coisas no futuro… Talvez…

Percebe como a mensagem do Saint-Exupéry é sutil! Quero apenas que você reflita sobre ela e saiba que as curvas no caminho são absolutamente necessárias para se chegar mais longe.

3 Comentários

Arquivado em Uncategorized

3 Respostas para “As curvas são necessárias na nossa vida

  1. Erica

    Seus textos são impressionantes! Estou passando por essas curvas, mas sei que vou crescer e amadurecer com isso. Esse texto só faz com que eu me fortaleça e acredite que estou no caminho certo. Como diz a frase: Deus escreve Certo por linhas tortas! Certas coisas acontecem que às vezes não entedemos, mas lá na frente vai ter um significado maior…

  2. Julia

    Eu para ser franca vejo que tendo os pés voltados para a frente e os olhos na cara em vez de os termos na nuca, significa que a própria natureza nos manda avançar. E acho que nesse caminho para a frente, temos tanto, mas tanto para aprender, aperfeiçoar e até modificar se necessário, que os anos de vida, não serão suficientes.

Deixe um comentário