A relação entre as atividades físicas e o consumismo

Por Isaias Costa

hap_for_corrida1_original

O que vou falar nesse texto de hoje pode ser que você nunca tenha pensado antes. Tenho certeza de que se você ler esse texto até o final com atenção e com desejo concreto de colocar suas ideias em prática, vai se surpreender com os resultados.

Você sabia que existe uma relação entre as atividades físicas e o consumismo? Porém, trata-se de uma relação bem positiva. Vou explicar.

O mundo em que vivemos prioriza o consumo em tudo. Todo o sistema é programado para que sejamos consumidores compulsivos, inclusive o número de horas de trabalho. Você já se perguntou por que trabalha 8 horas por dia? Respondi a essa fundamental pergunta nesse texto aqui em baixo. Vale muito a pena a sua leitura.

Por que você trabalha 8 horas por dia?

A maior parte das pessoas trabalha 8 ou mais horas por dia, e esse sistema massacrante causa uma enorme ansiedade, estresse, impaciência e até mesmo angústia. Nós trabalhamos o dia inteiro e quando voltamos para casa queremos apenas relaxar, assistir TV, fazer algo que não exija esforço, ou a pior de todas as opções, vamos FAZER COMPRAS.

Antes de prosseguir, quero deixar um vídeo incrível que nos leva a refletir sobre essa rotina de consumo: Trabalho- casa- TV- comerciais- desejo por comprar- ir ao shopping- gastar o que não pode- se endividar- trabalhar ainda mais- voltar pra casa mais cansado- assistir mais TV- assistir mais comerciais- ter mais desejo de comprar- ir com mais voracidade ao shopping- gastar mais dinheiro- se endividar ainda mais e sujar o nome no cartório- trabalhar ainda mais para pagar as dívidas- se estressar em demasia- ficar doente- parar no hospital.... E no fim, depois de tudo isso, se tocar da besteira que fez e deixar de ser um consumista inveterado. Ufa! Achou pesado o que eu disse? Você não viu nada ainda! Depois desse vídeo é que você vai sentir o drama…

Falei tudo isso para fazer você refletir sobre esse sistema em que vivemos, que quer nos massacrar até que fiquemos doentes e percamos até mesmo o sentido das nossas vidas. Você já se perguntou por que tem crescido tanto o número de pessoas doentes? O número de pessoas com depressão? O número de suicídios? Se entrasse no mérito dessas perguntas teria que escrever um livro.

Mas não precisa ser assim! E agora vou dar a você uma super dica para lidar melhor com tanto estresse e ansiedade, tão próprios do nosso tempo.

A dica é PRATICAR EXERCÍCIOS FÍSICOS COM REGULARIDADE, e acima de tudo, buscá-lo ainda com mais fervor quando vier aquele desejo inquieto de comprar sem necessidade, com dinheiro que não se tem, como uma “válvula de escape” para tanta angústia e falta de uma alegria genuína. Para que a sua felicidade não dependa de nada externo, mas que brote do seu interior.

Uma vez escrevi que a riqueza de uma pessoa se mede pelo que ela consegue deixar para trás. Quanto mais você deixa para trás esse desejo insano de comprar só pelo desejo de fazer compras, você cresce como ser humano, você vai pouco a pouco se tornando rico de verdade. Essa perspectiva é totalmente diferente da que a sociedade ensina, exatamente porque vivemos em uma sociedade doente, mas se você está aqui, lendo esse texto com toda a atenção, é porque tem esse profundo desejo de crescer como ser humano e se tornar rico! Estou certo? Se quiser ler esse texto em que me aprofundei nessa questão, o link está logo abaixo.

Como se mede a riqueza de um homem?

Com o passar do tempo e com minha busca intensa e constante pelo autoconhecimento, cada vez mais tenho deixado de ser um consumista. Compro apenas aquilo que preciso e que é fundamental para mim e para as pessoas que convivem comigo. Isso tem me trazido mais equilíbrio, mais felicidade, mais harmonia, mais sentido para minha vida, mais entusiasmo para trabalhar, e mais saúde, muito mais saúde.

Criei esse hábito de praticar exercícios físicos regularmente. Quando me estresso muito, em vez de sair pro shopping gastar dinheiro, pego meu tênis e vou correr até ficar encharcado de suor. Volto pra casa feliz, mais saudável, em dia com meu peso, e ainda de bônus, sem gastar um único centavo. Só a título de informação, quando praticamos exercícios, o organismo libera no sangue os hormônios do prazer, por isso nos sentimos tão bem depois que terminamos as atividades. Sair pra “queimar o cartão de crédito” não causa o mesmo efeito, pelo contrário, vai fazer os hormônios do estresse e ansiedade dispararem na chegada das contas a pagar. É muito melhor sair para queimar gordura, não é mesmo?

Eu não consigo ver nada mais vantajoso do que isso. Concorda comigo?

Enfim! Eu faço isso todos os dias e as recompensas na saúde, na felicidade, no corpo e no bolso são impressionantes. Espero que tenha gostado e passe a fazer o mesmo. E quando vir os resultados na sua vida, pode vir aqui comentar, ficarei muito feliz em ler o seu relato…

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Uncategorized

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s