A sabedoria dos crocodilos

Por Isaias Costa

img_qual_a_diferenca_entre_crocodilo_e_jacare_18273_600

Hoje, 31/08/16, é um dia no qual uma nova configuração política está sendo construída e desenrolada. Não costumo escrever no blog diretamente sobre a política brasileira, mas nesse dia não pude me furtar de fazê-lo, e o que me inspirou a refletir sobre isso foram algumas sábias palavras do filósofo Mario Sergio Cortella proferidas na rádio CBN. [link aqui].

Ele falava sobre o CINISMO de muitas pessoas que falsamente choram, mas o seu desejo verdadeiro é devorar a outra pessoa!

Ele fazia menção a um filósofo grandioso do século XVI chamado Francis Bacon com a seguinte frase:

“A sabedoria dos crocodilos consiste em verter lágrimas quando querem devorar” – Francis Bacon

O mais interessante é conhecer o porquê de existir o famoso ditado “chorou lágrimas de crocodilo” quando se quer dizer que uma pessoa está sendo FALSA e DISSIMILADA.

Esses répteis possuem na parte mais interna da cabeça, próxima ao final da boca, as glândulas lacrimais, glândulas essas que são estimuladas ou excitadas quando ele está faminto e está prestes a devorar a sua presa. Ele abre a sua bocarra imensa no intuito de devorar sua presa e nessa hora ele acaba vertendo lágrimas. Não é interessante?

É por isso que existe esse ditado! E complemento dizendo que ele é perfeito porque nós, humanos, choramos para expressar nossos sentimentos que, ou estão reprimidos ou estão transbordantes.

As lágrimas nos humanos são instrumentos terapêuticos e de cura física e emocional. Eu acho lindo quando pessoas choram tendo sentimentos verdadeiros e profundos, porque sei que elas estão em processos de crescimento e amadurecimento. Inclusive escrevi um texto no blog só pra falar sobre isso. Vale a pena conferir, o link está logo abaixo.

A importância do riso e do choro

Infelizmente, na política brasileira e acima de tudo, no Congresso Nacional, temos um mar de crocodilos famintos e quase todos estão famintos pela mesma presa, e essa presa se chama PODER e o que alimenta essa fome terrível é uma coisinha chamada GANÂNCIA, que é querer tudo só para si a qualquer custo, mesmo que esse custo seja a condenação de alguém que não merecia ser condenada como foi e você sabe de quem estou falando.

Não consegui perder um minuto sequer do meu tempo assistindo a uma verdadeira palhaçada que foi a decisão pelo IMPEACHMENT definitivo da presidenta Dilma Rousseff. Ela foi devorada completamente por um bando de crocodilos gananciosos e perversos, que nos seus discursos dissimulados choravam e tremiam de tanto ÓDIO por verem que poderiam mais cedo ou mais tarde serem revelados nas suas inúmeras falcatruas através da CORRUPÇÃO sem limites que cada um deles cometeu e ainda comete.

Parece que até hoje as pessoas ainda não entenderam as sábias e cortantes palavras dos mestre Jesus Cristo: “A boca fala do que o coração está cheio…”.

Esses políticos pilantras nos seus discursos, de cada 10 palavras, entre 3 e 5 está a palavra corrupção. Por que será hein? A resposta está no parágrafo anterior…

Só pra relembrar o que sempre escrevo e falo entre os meus amigos. CORRUPÇÃO vem de COR = CORAÇÃO + RUPT = ROMPIDO. Ou seja, um coração totalmente rompido pela ganância, pela sede de poder, pelas mentiras, pelas falcatruas etc.

Antes de você me condenar me chamando de “Petralha”, quero deixar claro que tenho absoluta consciência de que o PT está tão sujo pela corrupção quanto os outros partidos. Não sou “petralha” nem qualquer outro adjetivo. Sou apenas um rapaz que observa tudo com um olhar crítico e filosófico, que através de um breve texto está lhe levando a aprender um pouco mais de etimologia, política, sociologia e até mesmo Zoologia! hehehe

Digo com sinceridade que não faço ideia de como será o desenrolar das políticas públicas nos próximos anos. Mas deixo aqui meu repúdio explícito a esse governo que acaba de tomar posse…

Por mais consciência e menos cinismo…

 

4 Comentários

Arquivado em Uncategorized

4 Respostas para “A sabedoria dos crocodilos

  1. Diego Garcia

    Grande Isaias, claro, leve, profundamente informativo e rico texto/reflexão e lhe aviso meu amigo, em meio a correria irei arrumar tempo pra escrever muito mais pra cá.
    Conhecia o Francis Bacon, mas só de breves passagens e especialmente de um professor meu da universidade, cara crânio, lá da USP e que veio parar por aqui pra lecionar. O nexo foi brilhante além de trazer junto essa contribuição sobre filosofia e política.ótima analogia e publicação meu amigo!!

  2. Dani - Abarca Moveis

    Isaias ♥

  3. sidney correia

    Lamentável que nO meio de parábolas, contos e textos maravilhosos e de muito auto ajuda, o nobre amigo misture política, PT, Dilma, Teme, etc… LAMENTÁVEL e DESNECESSÁRIO.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s