Mais do mesmo

Por Isaias Costa

Hoje eu vou refletir sobre uma das letras de música mais bonitas e cheias de ensinamentos do grande Renato Russo, chamada “mais do mesmo”. A letra dessa música é brilhante e tem uma enorme relação com o crescimento pessoal e também com a sociedade atual. Aos que conhecem e aos que não conhecem segue o link com ela.

Ele diz “Desses vinte anos, nenhum foi feito pra mim. E agora você quer que eu fique assim, igual a você. É mesmo, como vou crescer, se nada cresce por aqui?”. Aqui, ele está dizendo que quer muito crescer, mas como ele pode crescer se nada favorece o seu crescimento? Essa mensagem que ele passa é muito interessante. Nós só podemos crescer como pessoas se estivermos em um lugar que nos faça crescer e com pessoas que nos façam crescer. Se não for assim, ficaremos estagnados, e o que é pior, infelizes. Vou deixar um link com uma experiência pessoal, que fala justamente sobre isso.

Pessoas e lugares kriptonitas

Depois ele diz: “Em vez de luz, tem tiroteio no fim do túnel”. Essa é a frase mais bonita dessa música. Ela vem falar de como anda a nossa sociedade, cada vez mais destruída pela violência e também por uma mídia que adora transmitir desgraças para as pessoas. Esse tiroteio que ele fala é isso, um mundo violento que vai tirando a esperança das pessoas pouco a pouco.

Cuidado para não ser apenas mais uma Maria vai comas outras...

Cuidado para não ser apenas mais uma Maria vai com as outras…

O nome dessa música também é muito interessante, “mais do mesmo”. Ele está querendo falar sobre o CONFORMISMO com o título dessa música. A maior parte das pessoas leva uma vida de conformismo. O Renato com essa música está focando mais na questão da violência, porém, esse conformismo pode ser ampliado para tudo. Conformismo de escolhas, conformismo financeiro, conformismo familiar, e um dos piores conformismos, o conformismo dos relacionamentos. Se fosse escrever sobre esses conformismos teria que separar um texto para cada um. Esse é um grande mal da sociedade. O conformismo tem uma ligação muito grande com seguir o caminho mais fácil, seguir aquele caminho que não dá dor de cabeça, nem leva você a sofrer ou fracassar. Ou seja, o caminho do conformismo é o caminho dos MEDÍOCRES. E posso dizer aqui sem medo, é muito fácil ser tentado a seguir o caminho da mediocridade, porque é um caminho fácil e que não traz grandes sofrimentos. Eu muitas vezes já fui tentado a seguir por esse caminho, mas sempre dei um jeito de desviar, de seguir a estrada menos trilhada, e isso fez e ainda faz toda a diferença na minha vida. Vou deixar dois links interessantes em que falo sobre isso, a mediocridade e seguir a estrada menos trilhada. Confira…

A mediocridade das pessoas

A estrada menos trilhada

Portanto amigos. Vamos aprender um pouco do que essa linda música quer transmitir! No final da música ele diz: “E agora você quer, um retrato do país, mas queimaram o filme, queimaram o filme…”. O que o Renato quer dizer com essa frase é que ele sonha com um país onde as pessoas não sejam medíocres, ou seja, um país onde as pessoas não façam “mais do mesmo”, essas palavras vem falar de rotina, de maus hábitos, de vícios, de arrependimentos, lamúrias, lamentações, tudo aquilo de negativo que muitos insistem em se impor. Chega disso! Podemos ser diferentes e fazer um país muito diferente. Por isso que ele fala que queimaram o filme, porque o que queima o filme, não só do Brasil, mas do mundo inteiro, é fazer sempre “mais do mesmo”. Vamos mudar! Só com as mudanças é que podemos tirar uma bela foto do país sem queimar o filme. Pense sobre isso…

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Uncategorized

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s