Aprendendo a ter atitude com São Francisco de Assis

Por Isaias Costa

sao_francisco_assis1

Dia 04/10 se celebra o dia de São Francisco de Assis, um dos homens mais iluminados que pisaram esse planeta e por quem tenho uma imensa admiração e devoção.

Em homenagem ao seu dia estou escrevendo esse texto para falar sobre um detalhe de sua famosa oração que passa batido para a grande maioria das pessoas, a ATITUDE que ele ensina nas afirmações contidas nesta oração.

Farei essa reflexão me baseando apenas da sua segunda parte, porque a abrangência das mensagens dessa oração são grandes demais para apenas um texto como esse!

*****************

Ó mestre, fazei que eu procure mais consolar que ser consolado

Compreender do que ser compreendido

Amar que ser amado

Pois, é dando que se recebe

É perdoando que se é perdoado;

E morrendo que se vive

Para a vida eterna…

*****************

Se você observar bem a estrutura dessas frases, perceberá que se trata de afirmações nas quais em todas existe uma ATITUDE, um verbo, e como bem você aprendeu nas aulas de gramática: TODO VERBO IMPLICA UMA AÇÃO.

E as ações que ele propõe são de fato desafiadoras, são os mesmos desafios lançados pelo mestre Jesus Cristo: consolar, compreender, dar, perdoar, amar e morrer (desapegar-se da matéria).

Essa última frase é uma dos mais difíceis de compreender, porque não se trata da morte do corpo físico, mas a morte dos desejos compulsivos que provém do nosso ego. Escrevi um texto inteiro dedicado apenas a essa frase, porque ela merece maiores esclarecimentos, e para lê-lo, basta clicar no link abaixo.

É morrendo que se vive para a vida eterna

Vale a pena demais exercitar o que ele nos ensina através dessa oração, porque ao fazer isso, não apenas estaremos contribuindo para construir um mundo melhor, como estaremos sendo um pouquinho mais parecidos com o mestre dos mestres Jesus Cristo. Eu penso nisso todos os dias e procuro me mover nesse sentido, por mais que meus passos sejam pequenos e vagarosos…

Consolar que ser consolado quer dizer para que tenhamos forças interiores para ajudar nossos irmão necessitados, que certamente estão sofrendo mais do que nós. Quando a gente passa a AGRADECER pelas inúmeras bênçãos que tem na vida, passa a ter essa força para ajudar mais os outros, consolando nas dores existenciais. Consolar vem do latim consolari, que significa “reconfortar, suavizar ou aliviar a dor do outro”. Pense com carinho sobre isso…

Compreender que ser compreendido tem uma profunda relação com o processo de doação, de empatia, de saber enxergar as necessidades dos outros e não nossas próprias necessidades. Significa sairmos do nosso mundinho egoísta para conhecermos melhor o universo das outras pessoas.

Amar que ser amado, pois é dando que se recebe é, em poucas palavras, uma das maiores leis universais: DAR E RECEBER. Já falei abundantemente sobre isso aqui no blog, deixo abaixo apenas duas sugestões de leituras que aprofundam essa questão.

Dar e receber amor

Dê e lhe será dado

É perdoando que se é perdoado também tem uma mensagem extremamente profunda, nos dizer que ao perdoar os outros, perdoamos a nós mesmos também. Não existe o verdadeiro perdão sem ter também o AUTOPERDÃO.

Sem contar também que em toda sua vida ele ensinou as pessoas que o perdão é uma maneira inteligente e sábia de não se deixar dominar pelo ego. Nessa hora, aproveito para compartilhar com você um texto magnífico do meu amigo Diogo Beltrame que tive a honra de publicar aqui no blog. Acredite! O perdão nos liberta das garras afiadas do ego… Deixo o link abaixo para leitura!

O perdão nos liberta das garras do ego

É morrendo que se vive para a vida eterna quer dizer isso, ao matarmos em nós essa influencia destrutiva do EGO, passamos a viver eternamente, porque a vida plena acontece no momento em que o ego deixa de prevalecer. Ao contrário do que muitos pensam, essa vida eterna não se trata de ir para o céu, se trata de ter felicidade plena no aqui e agora. São Francisco de Assis foi um dos homens que mais aprendeu a viver no aqui e agora. E sabe de outra coisa mais? Ele aprendeu isso muito mais com os animais do que com os livros e com a ciência. Os animais são verdadeiros mestres para nos ensinar o significado de viver no aqui e agora

Enfim! Se você quiser ter mais atitude na vida e se tornar um ser humano melhor e mais amoroso, saiba que São Francisco de Assis é, sem sombra de dúvidas, uma das maiores referências que você pode ter…

 

Anúncios

1 comentário

Arquivado em Uncategorized

Uma resposta para “Aprendendo a ter atitude com São Francisco de Assis

  1. Parabéns pelo texto. Excelente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s